SMART CITIES
‘Digital twins’ para modelar sociedade do futuro

‘Digital twins’ para modelar sociedade do futuro

A NTT propõe uma iniciativa de computação baseada em ‘gémeos digitais’, de forma a combinar informações digitais de alta precisão que imitam o mundo real. É o planeamento da sociedade do futuro, acreditam

A Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) propõe a criação de uma plataforma que combina a reflexão do mundo real no digital com o objetivo de sintetizar os diferentes mundos virtuais, gerar serviços inovadores e promover a sociedade do futuro. Para este efeito juntam-se as disciplinas das ciências sociais, humanidades e ciências aplicadas.

De acordo com a NTT, a computação ‘digital twin’ quer transcender os limites da tecnologia ICT convencional, criando um ciberespaço diversificando, onde cabem informação digital precisa e reflexão de objetos reais – coisas, humanos e sociedades.

A empresa japonesa acredita que através desta tecnologia pode chegar a previsões e simulações do futuro extrememente fidedignas e em larga escala.

Há três pontos principais nesta estratégia de ‘digital twins’: Descobrir e resolver problemas urbanos através das experiências do gémeo digital, como monitorização de acidentes rodoviários ou criação de cidades irmãs; Simular à escala planetária e espacial, de forma a criar previsões relacionadas com os recursos naturais, por exemplo; Prever e controlar doenças.

A NTT acredita que o sucesso da iniciativa vai depender da “íntima cooperação” multi e interdisciplinar das ciências envolvidas no projeto.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.