SMART CITIES
Figueira da Foz recebe iniciativa de Smart Lighting

Smart Portugal

Figueira da Foz recebe iniciativa de Smart Lighting

A Câmara Municipal da Figueira da Foz está a colaborar no projeto europeu PremiumLightPro, centrado na implementação de sistemas de iluminação LED de elevada eficiência no setor dos serviços públicos e privados.

Financiado pelo programa de investigação e inovação da Comissão Europeia, Horizonte 2020, o PremiumLightPro reúne em consórcio vários centros de investigação e empresas da Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Reino Unido. O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é o parceiro português do projeto.

O grande objetivo do PremiumLightPro, iniciado em 2016, é "apoiar a implementação de soluções de iluminação LED de alta qualidade e eficiência através do desenvolvimento de instrumentos e serviços adequados", salienta Carlos Patrão, um dos investigadores do projeto.

As tecnologias de iluminação LED "oferecem uma ampla gama de aplicações assim como poupanças de energia elétrica muito significativas em diversas e variadas situações, desde escolas, ruas, parques de campismo e de estacionamento, parques infantis e edifícios administrativos, entre outros", explica Carlos Patrão.

O investigador do ISR afirma que, em Portugal, os municípios poderiam "economizar centenas de milhares de euros por ano em custos de energia elétrica, substituindo as atuais tecnologias usadas na Iluminação Pública (IP) por tecnologia LED. Alguns municípios poderiam economizar até 80% e muitos estão já a iniciar o processo de mudança."

No entanto, observa, "estas substituições de tecnologia na IP nem sempre são efetuadas segundo critérios que garantam os princípios da eficiência energética e adequação ao uso. Como vem sendo habitual, a simples substituição de uma tecnologia existente por LEDs não garante, por si só, que se mantenham os níveis de serviço adequados e muitos projetos já implementados em Portugal têm tido resultados aquém do previsto."

Para inverter a situação, o PremiumLightPro desenvolveu já um conjunto de guias técnicos e critérios de aquisição, a incluir em cadernos de encargos, por forma a garantir que a iluminação escolhida seja de alta qualidade, adequada ao uso e garanta poupanças efetivas. Estes guias, desenvolvidos em parceria com entidades na área da iluminação internacionais, estão disponíveis em www.premiumlightpro.pt.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem vindo a apostar na eficiência energética dos sistemas de iluminação pública e infraestruturas turísticas. São disso exemplos, a iluminação da Praia da Claridade e o Parque de Campismo Municipal, que se apresenta hoje completamente renovado e com condições consideradas de excelência. Nestes projetos, a autarquia utilizou critérios muito restritos relativamente à eficiência dos componentes a utilizar nos sistemas de iluminação, tendo também incluído a telegestão.

Com estas medidas, a autarquia da Figueira da Foz já economiza anualmente 62.000 euros, prevendo aumentar as poupanças até um milhão de euros por ano na fatura de energia elétrica com os próximos investimentos/melhoramentos no sistema de IP.

Como explica o Gestor Municipal de Energia da CMFF, "em todos os projetos de iluminação que temos implementado no concelho da Figueira da Foz, tentamos sempre que sejam refletidos nos cadernos de encargos o que consideramos serem os critérios de eficiência energética mais adequados e que tenham em conta o uso final do sistema de iluminação. Temos vindo a fazer um esforço na adequação e melhoria da eficiência energética dos sistemas de iluminação do município, analisando sempre as propostas com maior garantia de qualidade e sustentabilidade, inserindo sempre a inovação que consideramos essencial, como por exemplo a automatização, controlo e gestão remota."

Os guias desenvolvidos no âmbito do PremiumLightPro estão a ser disseminados através de reuniões com os municípios e empresas interessadas, sendo que, até final do ano, serão realizados dois eventos de divulgação mais alargados, tendo em vista a formação dos principais decisores e gestores de energia sobre a necessidade de incorporar critérios de seleção específicos nos cadernos de encargos dos projetos de iluminação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.