SMART CITIES
Indra desenvolve solução inteligente para cidades turísticas

Indra desenvolve solução inteligente para cidades turísticas

A plataforma Smart Destination Manager permite às Câmaras Municipais gerir e trabalhar, de forma centralizada e em tempo real, os diferentes serviços das cidades inteligentes com o objetivo de gerir o impacto do turismo

A solução Smart Destination Manager (SDM) da Indra proporciona dados específicos para que as cidades possam adaptar serviços como a gestão de resíduos, segurança ou transportes públicos, graças à sua integração com a City Landscape Manager, a solução de gestão inteligente para cidades desenvolvida pela Indra, que já está operacional na cidade de Logronho. A solução incorpora outros serviços, como a gestão inteligente do património histórico ou a promoção do destino turístico através da interação digital com os visitantes para detetar padrões de comportamento e gasto medio para adaptar a oferta.

A Smart Destination Manager tem capacidades analíticas e de simulação, que permitem fazer previsões sobre o que vai acontecer a partir da reprodução de procedimentos de atuação utilizados em situações ou eventos semelhantes que aconteceram no passado e que ficaram registados no sistema.

Outro benefício importante é a adaptação dos serviços de recolha seletiva de resíduos ao aumento da população por causa, por exemplo, de festas locais ou em função da afluência às praias. A ferramenta cruza dados do número de contentores, frequência e rotas com os de outros serviços, tais como, eventos, situações de emergência ou fenómenos meteorológicos, para prever os recursos necessários.

A SDM também presta suporte aos gestores municipais locais para desenhar planos de eficiência que lhes permitam antecipar-se ao aumento do consumo de serviços, como a água ou energia, e reduzir o seu impacto na fatura energética de iluminação e edifícios públicos.

A solução da Indra permite, ainda, obter a percepção do turista, como se fosse mais um sensor, categorizando as suas opiniões em diferentes canais como redes sociais, sites ou CRM através de capacidades analíticas e tecnologias IoT e Machine Learning, que servirão como base para melhorar os serviços e a sua experiência no destino.

A solução põe à disposição do turista um site que lhe permite ter à mão e com antecedência suficiente toda a informação prática da cidade (agenda cultural, meteorologia, meio-ambiente, tráfego, etc.). Inclui, ainda, ofertas e promoções assim como uma ferramenta de comunicação bidirecional com a administração local.

Os turistas podem, por exemplo, receber diretamente no seu telemóvel informação sobre espetáculos ou restaurantes em função das suas preferências. Isto é possível graças à integração e processamento de dados procedentes das experiências prévias de outros visitantes e das interações do próprio turista, que permite criar recomendações em função de uma interpretação do “contexto”. Isto é uma opção muito interessante para promover locais turísticos pouco conhecidos em função dos gostos dos visitantes e assim descongestionar os monumentos mais conhecidos.

A utilização de app’s móveis ligadas à solução também proporciona informação sobre os melhores percursos e alternativas de transportes públicos para ir a um evento ou visitar um monumento, assim como dados da afluência a lugares de interesse no intuito de ajudar o turista a escolher o melhor horário. Outro serviço é a realidade aumentada, que oferece, por exemplo, informação histórica sobre o lugar que se está a visitar ou permite ver o aspeto dos pratos do restaurante mais próximo.

Por último, a solução facilita o desenho de planos de manutenção mais ajustados do património histórico graças a sistemas baseados em redes de sensores que permitem o controlo em tempo real da segurança, a eficiência energética ou a gestão das instalações.

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