SMART CITIES
Minsait e banca em parceria para aumentar eficiência e segurança

Minsait e banca em parceria para aumentar eficiência e segurança

A solução implementada no Renta 4 Banco cumpre as regulamentações atuais e os mais altos padrões de cibersegurança, para além de facilitar o registo de novas contas bancárias em menos de cinco minutos

A Minsait implementou no Renta 4 Banco uma solução de “Digital Onboarding” ou registo com assinatura digital, que possibilita gerir contratos em menos de cinco minutos, de forma segura e simples, para ajudar o banco de investimentos a suportar o crescimento de clientes de forma eficiente, sem horários ou burocracias.

Graças a esta solução, o Renta 4 Banco facilita o registo dos seus serviços a investidores nacionais ou estrangeiros, que estejam deslocalizados geograficamente ou com pouco tempo disponível para se deslocarem a um balcão, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador e a deteção de fraudes. Além disso, otimiza a carga de trabalho em matéria de prevenção e branqueamento de capitais dos departamentos bancários envolvidos.

O projeto, que começou em 2019 como uma iniciativa estratégica do plano de transformação digital do banco, e que acaba de arrancar, ganha impulso neste novo cenário da pandemia de COVID-19. Desta forma, o Renta 4 aumenta a agilidade, conforto e eficiência na gestão das operações de registo e assinatura de contratos, tanto presenciais como remotas.

Os utilizadores poderão registar-se como clientes em qualquer momento e qualquer lugar, uma vez que a solução está disponível a partir de um navegador de qualquer dispositivo (desktop, smartphone e tablet). Além disso, a digitalização do processo elimina a exposição à fraude de documentos, contribuindo também para a proteção do meio ambiente, graças ao desaparecimento do papel.

A operação de registo parte do reconhecimento do documento de identificação e é feita através da captura de imagens. De seguida, o utilizador submete uma selfie utilizando tecnologias biométricas para evitar roubo de identidade. O processamento do documento de identificação preenche automaticamente os campos necessários do registo, de forma a que o cliente apenas precise de confirmar e corrigir os dados. Após a verificação de toda a documentação, o cliente procederá à assinatura do contrato de forma digital e segura.

A Minsait assegura as transações digitais feitas pelos clientes, integrando a tecnologia da Veridas, o parceiro de referência da empresa para soluções biométricas de uso geral, cujo mecanismo biométrico é aprovado pelo National Institute of Standards (NIST) dos Estados Unidos como um dos mais relevantes em todo o mundo. Conta também com a solução líder na gestão segura de assinaturas digitais, fornecido pela empresa Evicertia. A Minsait também disponibiliza uma equipa de operadores especialistas em acreditação de identificação eletrónica.

A Minsait implementou a solução de registo móvel com assinatura digital em instituições financeiras de Espanha e da América Latina, em mais de 20 milhões de clientes. Entre as referências mais recentes, destaca-se o projeto de registo de identificação por vídeo do Bankia, um procedimento simples e totalmente digital que inclui a captura do documento de identificação, uma selfie e uma prova de vida com vídeo para capturar dados biométricos do cliente.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.