SMART CITIES
Mobilidade e inteligência artificial: que futuro para o setor automóvel?

Mobilidade e inteligência artificial: que futuro para o setor automóvel?

A Mobinov e o Instituto Superior Técnico (IST) são a promover a conferência “Academia Meets Auto-Industry”, agendada para os dias 16 e 17 de maio. Aferir por que moldes se desenvolverá o setor automóvel no futuro tecnológico será o mote no evento

A Academia Meets Auto-Industry irá reunir os principais players do setor automóvel que, ao longo de 16 e 17 de maio, vão debater os principais desafios que a indústria enfrenta, procurando encontrar respostas para que esta se mantenha competitiva, tecnologicamente inovadora e capaz de se ajustar eficazmente às tendências de mobilidade atuais. 

Resultando de uma parceria entre a Mobinov (cluster automóvel) e o IST Lisboa, a conferência irá reunir 38 oradores do ramo automóvel e da academia e contará, ainda, com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

A indústria automóvel registou, em 2018, um crescimento médio de mais de 7%, valor que representa um peso de 7,1% no PIB, com cerca de 75 mil postos de trabalho diretos, sobretudo empregos qualificados. Com um contributo expressivo para o crescimento da economia nacional – em 2016, as empresas do cluster automóvel representavam cerca de 16% da riqueza gerada pela indústria transformadora – o setor enfrenta atualmente enormes desafios no que diz respeito à mudança de paradigma da indústria – com a Indústria 4.0 –, e às tendências de mobilidade mais ecológicas, através da redução de emissões de CO2 e eletrificação dos motores.

O programa da conferência respeita dois grandes temas: o “Futuro da Indústria Automóvel” e a “Investigação no Futuro da Tecnologia de Veículos”. No primeiro dia do encontro – 16 de maio –, o secretário de Estado da Economia vai marcar presença com uma intervenção que fará a introdução aos vários temas em debate. Além dos painéis de debate, haverá, ainda, um espaço de exposição onde os principais players da indústria automóvel estarão representados, assim como projetos dinamizados pelos alunos do IST.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.