SMART CITIES
NOS e Deloitte formam parceria smart city

NOS e Deloitte formam parceria smart city

As duas empresas assinaram um acordo de cooperação com vista à criação de uma oferta conjunta na área de smart cities e de smart places, com vista a apoiar o desenvolvimento e a adoção de soluções de gestão integrada no mercado português

Esta aliança entre a NOS e a Deloitte Portugal une o conhecimento estratégico e operacional da Deloitte em processos de transformação digital de cidades com a rede de parcerias tecnológicas e de telecomunicações da NOS. Um dos objetivos passa por permitir ao poder local evoluir para soluções de gestão mais robustas e escaláveis, em domínios verticais como mobilidade, ambiente, energia, comunicações, água, resíduos, entre outros.

Uma visão integrada que se materializa na implementação de Centros de Comando da Cidade, que funcionam como um sistema operativo do ecossistema urbano, integrando todos estes domínios. As equipas especializadas destes Centros funcionam de forma coordenada, dirigindo um esforço adequado na resposta a cada ocorrência, alinhado com as equipas de operacionalização no terreno.

Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS adianta que “A NOS tem uma perspetiva abrangente da tecnologia 5G e quer pô-la ao serviço das empresas, das instituições públicas e dos cidadãos. Nesse contexto, o desenvolvimento desta parceria virá contribuir para demonstrar as nossas soluções, produtos e o valor em casos que, em conjunto com os municípios e entidades públicas, podemos trazer a Portugal”.

Miguel Eiras Antunes, líder global da prática de Smart City, Smart Government & Local Government da Deloitte reforça ainda que: “O número de cidades (e até de países) que implementaram ou estão a avançar com planos integrados para cidades inteligentes aumentou drasticamente nos últimos anos, estando a Deloitte envolvida em mais de uma centena de projetos de transformação digital de cidades em todo o mundo. Portugal não é uma exceção. É preciso apostar numa estratégia nacional e numa forte coordenação intermunicipal”.

A adoção de soluções de gestão integrada de ativos aumenta a eficiência global de uma cidade, com fortes poupanças operacionais. Adicionalmente, a análise de dados permite aos autarcas uma correta tomada de decisão quanto a investimentos e manutenção proactiva, como é caso do CitySynergy, desenvolvido pela Deloitte.

O acordo de cooperação entre a NOS e a Deloitte Portugal contribuirá para aceleração de uma estratégia nacional de cidades inteligentes, através da coordenação de esforços de entidades privadas, órgãos governamentais/autárquicos e entidades públicas.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.