SMART CITIES
Osaka inicia testes para cidade inteligente

Osaka inicia testes para cidade inteligente

A NEC, a APIR e a NTT West iniciaram os testes para tornar Osaka numa cidade inteligente através da ligação e utilização partilhada de dados, tornando a cidade mais segura e eficiente

A NEC Corporation, o Instituto de Pesquisa da Ásia-Pacífico (APIR, na sigla em inglês) e a NTT West anunciaram o lançamento de testes de demonstração de cidade inteligente utilizando TIC e IoT num complexo empresarial, hoteleiro e de lazer localizado no centro de Osaka, a terceira maior cidade do Japão, designado Grand Front Osaka.

Nos últimos anos, têm sido feitos esforços para implementar cidades inteligentes que melhorem a conveniência e a segurança das comunidades através do uso de sensores e da utilização de IA e IoT. No futuro, as cidades inteligentes contarão com novos serviços que utilizam de forma dinâmica informações, como o estado da infraestrutura e o estado das instalações, bem como informações sobre atividades humanas, como padrões de localização e movimento, que antes eram geridos individualmente.

Em preparação para esta evolução, a NEC instalou vários sensores no edifício Norte do Grand Front Osaka, que irão recolher dados entre 1 de fevereiro e 24 de março de 2019. Os sensores irão medir o congestionamento e o fluxo de pessoas, bem como detetar eventos acústicos anormais. Além disso, as empresas estão a considerar mecanismos para criar comunidades seguras e protegidas em conjunto com uma plataforma de IoT fornecida pela NTT West.

Durante estes testes, as “soluções de gestão de multidões" da NEC vão ser utilizadas para entender o congestionamento e os fluxos de pessoas. Concretamente, através da instalação de câmaras em seis locais, como os corredores principais do edifício e as proximidades de escadas rolantes, e analisando as imagens, é possível reconhecer situações de congestionamento e o fluxo de pessoas em tempo real. Isto irá contribuir para a escolha da localização de guardas de segurança e a otimização das orientações de evacuação.

Além disso, a tecnologia de perceção acústica da NEC está a ser utilizada para detetar a ocorrência de eventos acústicos anormais. Concretamente, vários microfones estão instalados num local do edifício para analisar o volume do som, a sua qualidade e outras características, visando detetar e medir em tempo real eventos acústicos anormais, tais como explosões, quebra de vidro e gritos. Ao fazê-lo, pretende-se contribuir para a deteção precoce e resolução de incidentes e acidentes.

Adicionalmente, as imagens gravadas com câmaras nestes testes de demonstração irão ajudar a entender o número de visitantes, o congestionamento e o movimento de pessoas. Atendendo às preocupações de privacidade, todas as imagens e registos áudio destes testes serão eliminados após a sua análise.

A NEC está focada no negócio de soluções sociais. Após estes testes, a empresa pretende alavancar os resultados para expandir o seu negócio de cidades inteligentes e contribuir para a realização de cidades seguras, eficientes e iguais.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.