SMART CITIES
Portugal já tem uma Zona Livre Tecnológica

Portugal já tem uma Zona Livre Tecnológica

Matosinhos conta com a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, resultado de uma parceria com a CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento

Matosinhos inaugurou a primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal. Será neste concelho da área metropolitana do Porto que serão testadas as soluções pioneiras a nível nacional.

Foi dado o primeiro passo para que Matosinhos teste soluções disruptivas e em ambiente real 5G. “WeShare by AYR” é o nome do primeiro piloto a ser testado na CEiiA, através dos seus colaboradores, que visa adoção de opções de mobilidade sustentáveis, como a redução de emissões de CO2, com elevado impacto ambiental e social.

Esta iniciativa que, numa fase inicial, está circunscrita a colaboradores do CEiiA, ficará disponível, ainda durante o primeiro semestre de 2019, aos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos e a outras entidades do concelho.

O conceito de ‘valorização de emissões evitadas’ está integrado na agenda de investigação e inovação do Laboratório Colaborativo Smart & Sustainable Living, título atribuído ao CEiiA pela FCT/ANI em 2018.

Para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, “a ZLT permitirá testar e validar o conceito AYR associado à quantificação, valorização e transação de créditos sobre emissões evitadas de CO2. Este projeto permitirá também à Nos testar a aplicação da tecnologia 5G neste ambiente de negócio”.

Recorde-se que esta medida das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) está integrada no plano Startup Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, apresentado pelo governo em 2016.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.