SMART CITIES
Suécia testa estrada que carrega veículos elétricos em andamento

Suécia testa estrada que carrega veículos elétricos em andamento

Este projeto piloto irá testar a viabilidade de carregar veículos elétricos via indução eletromagnética enquanto estes circulam, o que viria a reduzir em muito a limitação do seu alcance e, assim, a potenciar a sua adoção

 

A ser atualmente construída na Suécia, a Smart Road Gotland consistirá em 1.6km de “autoestrada elétrica” para testar a possibilidade de carregar as baterias dos carros elétricos em andamento. A estrada possibilitará que carros com o hardware apropriado (instalado diretamente no chassis) conduzam por cima de uma plataforma de indução que, via indução eletromágnética, faz transferência de energia entre a infraestrutura e o veículo sem contacto físico.

Desenvolvido pela tecnológica israelita ElectReon, este é o primeiro sistema de carregamento do género com a capacidade de carregar qualquer tipo de veículos, sejam ligeiros ou pesados.

É esperado que esta tecnologia venha a reduzir o peso dos veículos elétricos do futuro – especialmente nos transportes públicos – ao eliminar a necessidade de baterias pesadas, aumentando assim a eficiência energética e reduzindo a dependência de estações de carregamento. Adicionalmente, assumindo uma futura disseminação alargada desta tecnologia, a problemática do alcance dos veículos elétricos e, subsequentemente, aumentar em muitos a sua adoção.

O projeto piloto será usado para determinar a viabilidade desta solução ao larga escala, bem como o seu potencial para melhorar o sistema de transportes públicos da Suécia. Esta tecnologia é vista como um passo importante no sentido da descarbonização do país, sendo que, em caso de sucesso, está planeada a construção de um total de 2 mil quilómetros de autoestradas elétricas, com um custo esperado de 3 mil milhões. 

Entretanto, a ElectReon já deu início a outro projeto na sua terra-natal, no qual planeia adaptar 1km de estrada para o mesmo efeito em Tel-Aviv. A empresa está também à procura de mais cidades  interessadas em investir na eletrificação sustentável dos seus sistemas de transporte.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.