EDIFÍCIOS
Schneider otimiza eficiência de hotel em Palma de Maiorca

Schneider otimiza eficiência de hotel em Palma de Maiorca

O hotel de 5 estrelas Glòria de Sant Jaume foi remodelado aplicando as soluções de controlo, segurança e automação para edifícios hoteleiros da Schneider Electric, obtendo melhorias na eficiência energética, manutenção e conforto dos hóspedes

A Schneider Electric trabalhou com o hotel Glòria de Sant Jaume, em Palma de Maiorca, para melhorar a experiência e conforto dos seus clientes e também para conseguir uma poupança energética em todo o edifício, através de um conjunto de soluções tecnológicas, entre elas o EcoStruxure Building Operation, soluções de domótica e controlo de acessos KNX. 

O projeto surge através da remodelação de uma antiga casa senhorial em pleno centro da cidade, que deu lugar a este hotel de cinco estrelas, parte da cadeia Cabau Hotels com o objetivo de proporcionar o máximo conforto aos seus clientes, respeitar a estética tradicional do edifício histórico sempre que possível e, ao mesmo tempo, conseguir um hotel eficiente e sustentável.

Neste sentido, o integrador de sistemas Kepi, membro da rede EcoXpert da Schneider Electric, propôs um conjunto de soluções para melhorar a experiência dos clientes, como os sistemas de domótica Multitouch KNX Pro, que permitem automatizar e gerir a iluminação e a climatização de quartos e espaços comuns. Com o objetivo de melhorar a segurança do hotel, foi instalado um sistema de controlo de acesso e leitores de cartões KNX.

O hotel foi também equipado com conectividade ao sistema elétrico, graças a dispositivos como o PowerTag, um pequeno sensor sem cabos que recolhe dados críticos do quadro elétrico, como o consumo e a qualidade da energia e que, por sua vez, alimenta o dispositivo Smartlink, que atua como interface de comunicação Ethernet com servidor web integrado.

Todos estes produtos inteligentes conectam-se com o sistema centralizado de gestão de edifícios EcoStruxure Building Operation, através do Automation Smart X Server. Desta forma, o hotel pode recolher os dados mais importantes das suas instalações, economizando custos energéticos ao controlar e monitorizar os dispositivos-chave do sistema elétrico. A sua conectividade permite o envio de dados e alertas em tempo real, o que se traduz numa maior eficiência operacional e energética de todos os dispositivos, e até antecipar possíveis falhas antes que ocorram, graças à manutenção preditiva. 

São muitas as possibilidades de controlo oferecidas, e permitem ainda a gestão remota. Em qualquer lugar, é possível ter acesso ao consumo energético do hotel e controlar a iluminação, a temperatura do ar condicionado ou a presença dos hóspedes nos quartos, entre outras variáveis que afetam a eficiência energética.

“As soluções da Schneider Electric ajundam-nos, a curto, médio e longo prazo, a conseguir uma maior eficiência energética e sustentabilidade no nosso hotel. Graças à instalação destas tecnologias podemos contribuir mais para o meio ambiente, filosofia que está no nosso ADN e no da Schneider Electric”, comenta Vanessa Cabau, diretor-geral da Cabau Hotels.

A Schneider Electric conta com uma ampla experiência em instações hoteleiras de diferentes tamanhos e tipologia, como o Evolution Hotel em Lisboa, um dos mais tecnológicos de Portugal; o Cinnamon Grand Colomba, o maior hotel do Sri Lanka; o Barcelona Hesperia Tower ou o Sheraton on the Park, em Sydney.   

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.