ENERGIAS
ABB a ajuda a tornar cidades mais inteligentes

ABB a ajuda a tornar cidades mais inteligentes

A ABB está a ajudar um conjunto de cidades a lidar com a crescente pressão do crescimento populacional e envelhecimento da infraestrutura, trabalhando com governos e cidadãos para implementar iniciativas focadas em smart utilities, smart buildings, transportes inteligentes e indústria 4.0

A ABB está a trabalhar em parceria com cidades em todo o mundo para as ajudar a  otimizar as suas infraestruturas pré-existentes e construir novos serviços. 

Na Europa, por exemplo, a ABB está trabalhar com a quinta maior cidade na Suécia, Västerås, na qual a companhia MälarEnergi está a fazer a transição de utility tradicional para provedora de ‘infraserviços’ orientados para a experiência do end-user.

Esta parceria está a oferecer aos 150 mil habitantes e negócios da cidade serviços inovadores de valor acrescido na área da optimização do aquecimento, deteção de fugas de água e asset management. O projeto inclui uma plataforma para colaboração entre clientes, suporte de desenvolvimento ágil, co-criação e analítica para integrar serviços e tecnologias de ponta ABB e Microsoft com a expertise operacional pré-existente da MälarEnergi.

O objetivo-chave é combinar as instalações de monitorização num único centro de controlo através do qual todos os serviços serão operados e otimizados, bem como alcançar benefícios significativos associados à visualização integrada de dados, como suporte nas decisões de investimento. Isto, por seu lado, irá libertar recursos financeiros para reinvestir em áreas que beneficiem os cidadãos e os clientes MälarEnergi.

Na Alemanha, a ABB tem um papel integral em vários projetos inovadores, incluindo o desenvolvimento de novos sistemas de gestão de energia focados em manter a fiabilidade da rede elétrica, lidar com picos de consumo energético e garantir a maximização do uso da energia produzida, na sua maioria em mercados voláteis e descentralizados

Em Mannheim, a ABB criou um sistema de gestão de energia para um recente distrito com mais de 9 mil habitantes, enquanto em Trier desenvolveu uma solução que permite a integração e digitalização de múltiplos ativos municipais, incluindo energia eólica, energia solar, biomassa, turbinas de água, estações de tratamento de resíduos, armazenamento em bateria e infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.

“O governo alemão tem lançado várias iniciativas para combater as consequências da crescente urbanização de cidades em todo o pais”, refere Markus John, Senior Vice-President, Energy Industries, Germany, ABB.

Num esforço para reduzir emissões de carbono e poluição derivada dos transportes, a ABB está também a trabalhar com a cidade de Kiel para expandir as suas capacidades de e-mobility. Para melhorar a estabilidade da rede elétrica planeada, serão implementados sistemas inteligentes de armazenamento de energia, juntamente com o sistema de informação requerido para controlar o fluxo entre a rede elétrica e os veículos.

Na cidade de Ho Chi Minh, Vietname, a ABB implementará soluções para ajudar a reduzir a atual perda de mais de 30% da água potável por canos danificados. O projeto, encomendado pela Saigon Water Company, inclui a expansão da corrente capacidade de rede, integração de secções mais isoladas, redução das perdas de água, e monitorização e controlo em tempo real das condições da rede para previnir disrupções.

O resultado será um aumento do volume de água levada às habitações e industrias, bem como a minimização da perda de aproximadamente 500 mil metros cúbicos de água por dia.

“Smart Cities de sucesso terão de combinar os melhores aspetos da infraestrutura tecnológica, ao mesmo tempo que aproveitam ao máximo o potencial de tecnologias colaborativas”, refere said Kevin Kosisko, Managing Director, Energy Industries, ABB. “Ao fazer isto, podemos potenciar melhor colaboração entre comunidades urbanas, bem como entre os cidadãos e os governos investidos em melhorar a sua qualidade de vida”.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.