ENERGIAS
Coimbra recebe roadshow de energia

Coimbra recebe roadshow de energia

Iniciado em outubro do ano passado, o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” passará em Coimbra no dia 9 de janeiro, com uma sessão de partilha e debate no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

 

Este será o quinto de um conjunto de eventos que integram o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Nos próximos meses, a ANI (Agência Nacional de Inovação) vai promover um conjunto de iniciativas sobre a valorização do conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente.

Dedicada ao tema da energia, a sessão terá lugar no dia 9 de janeiro, no ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), em Coimbra.

A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um workshop temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde terá lugar um Focus Group Meeting que incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas.

 

Em debate nesta iniciativa estarão os temas:

  • Cidades e redes energéticas inteligentes e transportes eficientes;
  • Eficiência energética de edifícios e utilização final de energia; 
  • Energias renováveis e novas fontes de energia; 
  • Otimização do transporte e armazenamento de energia. 

 

Setor em crescimento contínuo

De acordo com o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, a área temática de Energia registou um crescimento anual de 4,1% em I&D.

A maior subida na despesa em I&D foi em 2017, ano em que as empresas investiram mais 6,6% nesta área face ao ano anterior. Em 2017, foi o 5º setor de 15 que mais investiu em I&D, só ultrapassado pelos setores do IT, saúde, tecnologias de produção e indústrias de produto e agroalimentar.

Entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 421,3 M€ em projetos enquadrados na área da energia, que se integra no eixo “Tecnologias transversais e suas aplicações”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.