ENERGIAS
EDP e INESC TEC recebem financiamento europeu

EDP e INESC TEC recebem financiamento europeu

Como parte do projeto europeu Smart4RES, com vista a melhorar a integração da produção de energias renováveis, a Comissão Europeia concedeu às organizações portuguesas um financiamento de 4 milhões de euros para desenvolvimento e investigação

O INESC TEC faz parte de um projeto europeu que reúne 12 instituições de seis países com o objetivo de desenvolver tecnologias que permitam melhorar o desempenho dos sistemas de previsão da produção de energia renovável em, pelo menos, 15% e, assim, contribuir para um aumento da integração da produção destas fontes de energia.

As tecnologias que vão ser desenvolvidas no âmbito do projeto europeu Smart4RES (Modelos e previsões de geração variável de renovável de próxima geração para integração em larga-escala em sistemas e mercados de energia) envolvem modelos de previsão meteorológica; modelos de aprendizagem automática para previsão da potência de base renovável através da combinação de diferentes fontes de informação, nomeadamente meteorologia, satélites, entre outros; modelos de previsão e ferramentas de inteligência artificial para apoio à decisão baseadas em dados para otimização de armazenamento, gestão da rede elétrica e participação no mercado de eletricidade.

Há mais uma instituição portuguesa, para além do INESC TEC, a participar neste projeto financiado pela Comissão Europeia em 4 milhões de euros: a EDP CNET (Centre for New Energy Technologies).

“O projeto Smart4RES vai produzir um conjunto de inovações na área da integração de energia de fontes renováveis. Temos como grande objetivo do projeto o desenvolvimento de novos algoritmos e modelos de negócios para previsão da produção de base renovável e integração em vários processos de ajuda à decisão, nomeadamente no que diz respeito à gestão da rede elétrica, participação no mercado de eletricidade ou otimização de sistemas de armazenamento. Enquanto instituição de I&D vamos, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de previsão de potência e apoio à decisão”, explica Ricardo Bessa, coordenador adjunto do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

As tecnologias desenvolvidas vão ser testadas em sete países europeus – Portugal, Grécia, Roménia, França, Alemanha e Holanda -, para depois serem exploradas comercialmente pelos parceiros industriais do projeto, com negócios na venda de serviços de previsão, como é o caso da empresa alemã EMSYS, da francesa Météo-France, da empresa norueguesa DNV GL e empresa holandesa Whiffle.

Coordenado pelo instituto de I&D francês ARMINES, este projeto inclui dois parceiros portugueses – INESC TEC e EDP CNET -, duas instituições francesas para além do coordenador – DOWEL e Méteo-France -, a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), duas instituições alemãs – Energy & Meteo Systems e DLR -, duas gregas – Institute of Communication and Computer Systems e Hellenic Electricity Distribution Network Operator -, e duas instituições holandesas – DNVGL e Whiffle.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo número 864337.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.