ENERGIAS
Energia Renovável emprega 11 milhões de pessoas

Energia Renovável emprega 11 milhões de pessoas

Em todo o mundo, já são 11 milhões de pessoas cuja profissão cabe no setor da energia renovável

O número refere-se ao ano de 2018 e os dados são da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). O aumento em relação a 2017 é de 700 mil postos de trabalho, um crescimento de cerca de 7% num ano.

O maior crescimento tem como origem a Malásia, Tailândia e Vietname. A Ásia é responsável por 60% do emprego nesta área.

O Diretor Geral da IRENA, Francesco La Camera, refere que “a perspetiva de criação de emprego fortalice a agenda do desenvolvimento sustentável” e “deve encorajar todos os países a fazerem compromissos ambiciosos com a energia renovável”.

A energia renovável permite a criação de emprego em toda a rede de produção, incluindo manufatura, comércio e instalação.

A indústria dos painéis fotovoltaicos é a fatia com o maior número de pessoas empregadas, correspondendo a cerca de um terço dos 11 milhões de empregos nas energias renováveis. Seguem-se os biocombustíveis líquidos, a energia hidráulica e a heólica.

Apesar de o número de empregos continuar a aumentar a nível global, nem em todos os países isso é uma realidade. Nos Estados Unidos, Japão e países da União Europeia, o número tende a descer com a modernização e automatização dos processos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.