ENERGIAS
ERSE lança Simulador de Potência a Contratar

ERSE lança Simulador de Potência a Contratar

Fruto de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e a ViaTecla, o simulador oferece aos clientes a capacidade de determinar a potência mais racional a contratar, bem como informação educativa referente ao impacto ambiental do seu padrão de consumo de energia

 

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos lançou a 29 de maio, Dia Nacional da Energia, um Simulador de Potência a Contratar. O simulador, desenvolvido pela ViaTecla, permite aos consumidores estimar o valor da potência a contratar com o seu comercializador de energia elétrica, mediante o conhecimento do uso simultâneo dos seus equipamentos elétricos (potência elétrica em simultâneo). 

Com um design responsive (adaptado a todas as dimensões de ecrãs), o novo simulador da ERSE disponibiliza, além da possibilidade de identificação da potência mais racional a contratar por cada cliente, informação educativa referente à componente de impacto ambiental de cada padrão de consumo de energia. 

De fácil utilização, esta nova ferramenta a partir de hoje ao dispor dos consumidores vem substituir o anterior simulador existente no website da ERSE. O utilizador pode definir quais os eletrodomésticos que utiliza em simultâneo, sendo-lhe apresentado um valor de potência recomendada. 

Da comparação entre a potência atualmente contratada e o valor de potência recomendada, o utilizador terá informação de referência sobre o impacto (sobretudo económico) da correção do seu valor de potência contratada. 

“Com a crescente liberalização do mercado e consequente diversificação das ofertas comerciais e consciencialização para a eficiência no consumo de energia elétrica, mantém-se a necessidade de disponibilizar aos consumidores uma ferramenta capaz de, por um lado, orientar a sua escolha do valor do escalão de potência contratada que melhor satisfaça as suas necessidades, e, por outro lado, demonstrar a consequência dos hábitos de utilização dos equipamentos elétricos domésticos nesta variável de faturação”, avança Pedro Seabra, CEO da Via Tecla. 

O novo simulador apenas dará informação sobre a potência recomendada, sendo que a oferta de planos energéticos onde essa potência possa ser selecionada não ocorre no âmbito deste simulador, mas de um outro já existente (“Simulador de Ofertas Duais”). 

No âmbito do simulador de potência a contratar existirão hiperligações para o “Simulador de Ofertas Duais”, de forma a orientar o utilizador final caso este pretenda avançar para uma mudança no seu atual fornecedor/plano de energia. 

“A Via Tecla tem um histórico de trabalho com a ERSE, tendo sido a responsável tecnológica pelo desenvolvimento dos simuladores de faturação e de rotulagem no ano de 2011”, relata Pedro Seabra. 

“Posteriormente, fomos responsáveis também pela sua migração para a nova infraestrutura da ERSE, em 2016, e pela substituição da tecnologia utilizada como motor de cálculo em 2018, sendo que trabalhámos ainda com a ERSE no desenvolvimento do simulador e comparador de ofertas duais, lançados publicamente em 2018”

Assim, Pedro Seabra acrescenta que “para além da experiência de negócio derivada da implementação deste conjunto de simuladores, a Via Tecla já detinha um conhecimento técnico da terminologia e tecnológico da própria infraestrutura da ERSE, o que aportou um importante valor acrescentado ao projeto”.

No novo simulador da ERSE, foi utilizado um conjunto de peças tecnológicas da Via Tecla, onde se destaca o seu gestor de conteúdos e workflow Scriptor Server e o respetivo backoffice, cujo sucesso foi já demonstrado, no passado, em diferentes ambientes de simulação, inclusive com a própria ERSE. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.