INOVA
Solução tecnológica quer prevenir falhas de energia

Solução tecnológica quer prevenir falhas de energia

A IBM apresentou uma tecnologia que prevê e monitoriza onde e quando as árvores e a vegetação coloca em perigo as linhas de energia

A IBM desenvolveu uma nova tecnologia para prever e monitorizar quando e onde as árvores e a vegetação ameaçam as linhas de energia. Esta solução poderá ajudar a melhorar as operações de fornecimento de energia e reduzir as interrupções.

A vegetação pode causar perturbações para as empresas de energia, uma vez que vão crescendo e, muitas vezes, obstruindo as linhas de transmissão de energia. Geralmente, os fornecedores de energia lidam com o problema realizando inspeções regulares.

O sistema da IBM utiliza dados recolhidos por satélites, drones, voos aéreos, sensores e modelos climáticos para ajudar as empresas a monitorizar o estado e a manutenção de centenas de quilómetros de linhas distribuição.

Para além de identificar e prever ameaças de interrupções, o sistema também pode ajudar na confiabilidade da rede, na prevenção de incêndios florestais, na gestão e na avaliação de tempestades, explicou a empresa.

“Todos os negócios são afetados pelo clima. Mas para as empresas de energia e os seus clientes, isso pode significar a diferença entre manter as luzes acesas e aquecer as suas casas”, esclareceu Cameron Clayton, General Manager da Watson Media and Weather da IBM.

“A capacidade de cobrir dados meteorológicos com dados de satélite e sensores fornece às empresas de serviços públicos novos insights para ajudá-los a melhorar as operações e a minimizar o impacto nos seus clientes”, acrescentou.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.