ENERGIAS
Gas Natural Fenosa inicia projeto de produção de gás renovável na Catalunha

Gas Natural Fenosa inicia projeto de produção de gás renovável na Catalunha

A fábrica piloto permitirá a produção de gás natural a partir de dióxido de carbono e água com o objetivo de cobrir a necessidade dos atuais e futuros sistemas energéticos em poder armazenar energia de forma química, resolvendo o desafio de armazenar energias renováveis em grande escala.

Gas Natural Fenosa lançou uma fábrica piloto de criação de gás renovável (gaseificação), uma iniciativa inserida na sua estratégia de produção de gases renováveis compatíveis com o fornecimento de gás natural. É um projeto em conjunto com o Institut de Recerca en Energia de Catalunya (IREC) e a empresa alemã Ineratec, com quem colaborou na conceção, construção e comissionamento da fábrica, situada na estação de tratamento de águas residuais de Sabadell, que trata a água de 200.000 habitantes da área metropolitana de Barcelona. 

Gas Natural Fenosa é responsável pela construção, comissionamento e testes da fábrica piloto, bem como pela projeção, instalação e manutenção do sistema de monitorização de gases de toda a fábrica, que inclui o projeto piloto de modernização de biogás realizado pela Cetaqua e o piloto de gaseificação desenvolvido pela empresa.

A iniciativa faz parte do CoSin, um projeto da Comunidade RIS3CAT Energia, criada pela Generalitat de Catalunya através do ACCIO, que inclui projetos de investigação industrial, desenvolvimento experimental e inovação visando transformar o setor energético num novo modelo mais sustentável e eficiente. A Gas Natural Fenosa é líder do projeto e coordena também as atividades com outros parceiros e com a Comunidade RIS3CAT Energia. O projeto CoSin é cofinanciado pelos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional da União Europeia no âmbito do programa Operacional do FEDER da Catalunha 2014-2020 e pelo ACCIÓ, através da Comunidade de Energia RS3CAT.

O objetivo principal do projeto CoSin é desenvolver combustíveis sintéticos a partir de carbono de origem biogênica e água. Assim, pretende-se cobrir a necessidade dos atuais e futuros sistemas energéticos em poder armazenar energia de forma química, resolvendo o desafio de armazenar energias renováveis em grande escala, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e a redução das emissões de dióxido de carbono. Contempla também o possível uso de fontes de carbono, como biomassa florestal, estrume ou lodo de esgoto, que agregam valor social e ambiental acrescido.  

Este projeto inovador está englobado no projeto Power-to-Gas, baseado na conversão e armazenamento de eletricidade excedente de fontes renováveis aleatórias, como a energia fotovoltaica e eólica, em gás metano. Estas tecnologias de armazenamento são importantes em Espanha, uma vez que, nos últimos 4 anos, produziu 40% de eletricidade a partir de energias renováveis. A maior vantagem desta estratégia é que o gás renovável pode ser transportado e armazenado na infraestrutura de gás atual. 

A capacidade de armazenamento de gás em Espanha é cerca de 30TWh, o que significa que toda a eletricidade renovável gerada pelos parques eólicos pode ser armazenada durante 6 meses. Outra vantagem dessa tecnologia é que abre a porta à redução das importações de gás natural de origem fóssil e reduz as emissões de dióxido de carbono das estações de tratamento de água.

A tecnologia que será desenvolvida em Sabadell consiste na produção de hidrogénio e na sua combinação com o dióxido de carbono do biogás. Neste processo, apenas água e gases de estufa são utilizados como reativos. A reação de gaseificação é realizada sob condições de temperatura e pressão comuns em processos industriais. A atual legislação espanhola é muito restrita e exige uma percentagem de metano superior a 95% para ser injetada na rede de gás. Desta forma, o processo de gaseificação e o sistema de monitorização são expressamente projetados para o caso espanhol.

A operação experimental da fábrica piloto teve início em maio e tem a duração programada de um ano e meio. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.