ENERGIAS
Iberwind aposta em nova solução de Mobilidade

Iberwind aposta em nova solução de Mobilidade

Com o objetivo de implementar um sistema que possibilitasse uma gestão de manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços, a Iberwind apostou na solução IBM Maximo Asset Management

A Iberwind, uma empresa do setor energético em Portugal, promove, desenvolve e opera projetos de energias renováveis, permitindo a produção de energia limpa e renovável.

Com o foco na otimização do controlo dos parques, a Iberwind realizou em 2016 uma consulta do mercado para implementação de um sistema Enterprise Asset Management (EAM) que fosse flexível e que para além da Gestão de Ativos englobasse outros processos fundamentais para a organização.
Esses processos incluíam a Gestão de Recursos Humanos, tais como Registo de Ponto e de Despesas, a Gestão Documental, a Gestão de Compras/Procurement, com suporte desde a Requisição, Cotações a Fornecedores, Encomendas até ao registo, validação e aprovação de Faturas, e que permitisse ainda a integração com o sistema ERP existente. De modo global a Iberwind procurava um sistema que possibilitasse uma Gestão de Manutenção end-to-end e em pleno sincronismo com os seus fornecedores de serviços que atuam em mais de 90% dos equipamentos.
O IBM Maximo Asset Management foi a solução eleita por reunir todos estes requisitos e por oferecer uma grande capacidade de adaptação à organização, permitindo facilmente desenhar soluções personalizadas sem ser necessário recorrer a novos desenvolvimentos.
Segundo Rui Maia, Chief Operating Officer (COO) da Iberwind, “as potencialidades do Maximo Asset Management aliadas ao know-how da Softinsa, um parceiro de referência na implementação de soluções de Gestão de Ativos, foram decisivos para a escolha da Iberwind. Uma aposta que se revelou acertada e que tem vindo a acompanhar o ritmo de crescimento e a expansão do negócio ao longo dos últimos anos.
Em relação às principais mais valias para a Iberwind, Rui Maia destaca que o “investimento nesta plataforma tecnológica tem vindo a proporcionar um conjunto de benefícios relacionados com o ganho de eficiência operacional, permitindo uma completa gestão das tarefas diárias dos colaboradores dos diferentes departamentos e o acompanhamento e supervisão das tarefas realizadas pelos diferentes prestadores de serviços nos ativos da Iberwind.”
A implementação desta plataforma global tornou possível a aplicação de procedimentos mais eficientes na gestão do ciclo de vida dos ativos e na criação de indicadores de performance. Temos agora ao nosso dispor workflows e dashboards desenhados para os diversos processos que dinamicamente fornecem a informação necessária para a tomada de decisão, proporcionando uma maior disponibilidade para nos focarmos nas tarefas de valor acrescentado para a organização.”
Em paralelo, a Softinsa está a desenvolver uma solução de mobilidade iOS Service Request e Work Orders. Uma ferramenta para a atividade da Iberwind tendo em conta a dispersão geográfica das mais de 300 turbinas eólicas que gere diariamente, com previsão de entrada em produção durante o mês de abril. 
Está ainda a ser equacionada a implementação dos projetos iOS Mobile de Gestão de Stocks e Receção de Itens de Fornecedores. 
Estas soluções vão permitir à Iberwind interagir facilmente com os seus prestadores de serviços e a consultar informação em tempo real dos trabalhos realizados pelos profissionais de manutenção, possibilitando assim o acesso a uma base de dados técnica sempre atualizada e um forte apoio à tomada de decisão.

 

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.