ENERGIAS
IBM instala Centro de Inovação Tecnológica no Fundão

IBM instala Centro de Inovação Tecnológica no Fundão

A empresa já iniciou a fase de recrutamento para o novo espaço. A ‘big blue’ espera empregar cerca de 30 pessoas no primeiro ano de funcionamento do Centro de Inovação Tecnológica

A IBM está a instalar um Centro de Inovação Tecnológica no Fundão, relata a Agência Lusa, cuja atividade será centrada no desenvolvimento e gestão de soluções de energia. O espaço será gerido pela Softinsa.

“O que nós programámos, numa primeira fase, é o desenvolvimento de soluções e de serviços no domínio energético e da eficiência energética, que é claramente a aposta principal”, referiu o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, na cerimónia de assinatura do protocolo de parceria com a Câmara do Fundão.

A empresa já está na primeira fase de recrutamento de jovens qualificados e a escolha do Fundão como destino do Centro de Inovação Tecnológica prende-se, também, com a importância da localidade como pólo académico, que conta com instituições de ensino superior na periferia – como a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda. António Raposo mencionou também a importância da ligação geográfica aos outros dois centros descentralizados do grupo, em Tomar e Viseu.

Segundo Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, a escolha da localidade serve para quebrar o estigma associado ao interior de Portugal: “seguramente, decisões como esta são, talvez, o que de melhor se pode fazer para acabar com esse estigma e colocarmos todo o território nacional a criar valor”, cita a Lusa.

O centro está sediado no edifício do Mercado Abastecedor, na zona industrial do Fundão, mas espera-se que possa, mais tarde, ser transferido para o centro da cidade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.