ENERGIAS
Minsait aposta na gestão de energia descentralizada

Minsait aposta na gestão de energia descentralizada

A Minsait tornou-se parceira tecnológica da Iberdrola para o desenvolvimento de soluções que facilitem a gestão flexível de recursos energéticos distribuídos, a fim de promover uma utilização mais eficiente da rede de distribuição e melhorar a sustentabilidade económica e ambiental do sistema elétrico

 

A iniciativa faz parte da CoordiNet, um projeto europeu de inovação em que participam 23 parceiros de sete países diferentes, e visa demonstrar como os operadores da rede de transportes (ORT) e as empresas de distribuição (ORDs) podem agir de forma coordenada para comprar e ativar serviços de rede, promover a cooperação entre todos os intervenientes e remover barreiras à participação ativa dos clientes no mercado da eletricidade.

A Minsait contribuirá com a Onesait Utilities Prosumers, a sua plataforma para a gestão inteligente dos DER, como base tecnológica para os projetos piloto que a Iberdrola vai lançar em Espanha, o que totaliza cerca de 850 Mw de potência flexível, a maior parte dos quais procedentes de geração distribuída a partir de fontes renováveis (parques eólicos e mini-hídricas).

A solução Minsait permite a gestão ativa da procura, coordenando a flexibilidade entre os pontos de consumo e de geração, e facilitando a criação de padrões de modificação de carga seletivos através da utilização de algoritmos inteligentes quando um operador de rede de um distribuidor antecipa restrições a algum elemento.

Entre outros benefícios, contribui para melhorar a estabilidade do sistema elétrico, confiando em soluções alternativas inovadoras quando estas são menos dispendiosas que as tradicionais (geração com centrais ineficientes ou investimentos para aumentar a capacidade da rede de distribuição). Favorece também a integração das energias renováveis, a redução das emissões e a diminuição dos preços da energia.

 

Gestão mais sustentável e ágil da flexibilidade

Segundo o relatório "Flexibility Solutions for High-Renewable Energy Systems" (Acciona e BNEF, 2019), um cenário de "baixa flexibilidade" implica um sistema com cerca de 11% de emissões, tornando a Onesait Utilities Prosumers uma solução chave para transformar a flexibilidade técnica em flexibilidade operacional e contribuir para melhorar a sustentabilidade ambiental.

A solução Minsait facilita a gestão completa dos processos de flexibilidade, desde o registo dos fornecedores e das suas DER e o registo das necessidades dos distribuidores, até à gestão das medidas de pré-faturação dos serviços previstos para a modificação da carga.

Ou seja, a solução agiliza a coordenação entre o operador de rede do distribuidor (que antecipa a necessidade definindo o intervalo e a quantidade de potência que considera modificar); o operador de flexibilidade do distribuidor (que ativa a operação para responder à necessidade registada) e o operador de mercado de flexibilidade (que recebe a pré-seleção dos DSE ligados ao elemento de rede em questão).

O processo termina com a correspondência das ofertas dos agregadores de procura e gestores dos DER pré-selecionados, segundo critérios económicos. Também facilita o registo das curvas de carga que cada um deles deve cumprir durante a duração do evento de flexibilidade, bem como a sua monitorização, a fim de definir os processos de faturação.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.