ENERGIAS
Siemens abre centro de inovação energética

Siemens abre centro de inovação energética

O novo Digital Grid Center em Abu Dhabi é um espaço colaborativo para desenvolvimento, demonstração e teste de tecnologias digitais para sistemas de energia, incluindo áreas como a cibersegurança, Digital Twins e Internet of Things

A Siemens abriu um Digital Grid Center em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para impulsionar a digitalização de sistemas de energia no Médio Oriente, promovendo cidades e indústrias mais inteligentes.

O centro permite que a Siemens colabore com os clientes no desenvolvimento, demonstração e teste de soluções digitais de energia e fornece suporte remoto para os setores de serviços públicos, combustíveis, Indústria e infraestrutura.

Usando simulações de laboratório e dados em tempo real, o Digital Grid Center permite à Siemens fornecer remotamente serviços e suporte para as operações do cliente, incluindo manutenção preventiva e corretiva, simulação e testes.

Por exemplo, os clientes poderão assistir a testes de fábrica realizados no estrangeiro sem precisar de viajar, através de um sistema de monitorização remota em tempo real para garantir que o equipamento esteja pronto para ser instalado no local.

Os nossos sistemas de energia estão a evoluir à medida que a descentralização e a diversidade de fontes energéticas impõem uma maior complexidade nas nossas redes elétricas”, refere Franco Atassi, Head of Smart Infrastructure da Siemens no Oriente Médio. “A gestão e a proteção destes sistemas de energia complexos exigem um uso inteligente de tecnologias digitais, e o nosso Digital Grid Center aborda este desafio diretamente. Vamos usar o centro para apoiar os nossos clientes na sua transformação digital, colaborando no desenvolvimento e implementação de tecnologia para cidades e indústrias mais inteligentes no Médio Oriente”.

Com uma equipa dedicada de engenheiros, o centro concentra-se em seis grandes áreas: colaboração remota, cloud e dados (IoT), cibersegurança, “digital substation”, Digital Twins e análise de eficiência de energia.

O centro visa demonstrar o potencial de usar IoT para otimizar sistemas de energia, captando dados para consolidação, visualização e análise num sistema operacional cloud-based como o MindSphere da Siemens.

O MindSphere permite a conexão de produtos, plantas, sistemas e máquinas à Internet of Things, retirando valor dos dados através da analítica avançada. O Digital Grid Center pretende demonstrar a forma como estas tecnologias podem transformar Big Data em inteligência, tomando melhor partido do potencial das redes elétricas para melhorar a sua confiabilidade, a eficiência e a segurança.

Os clientes também poderão experienciar a forma como a tecnologia de Digital Twins pode replicar a infraestrutura da rede física no mundo virtual, simulando o desempenho das redes de energia antes de serem construídas.

Os insights obtidos através destes modelos podem ser usados para apoiar o planeamento e design de redes para garantir a confiabilidade, desempenho e viabilidade financeira a longo prazo.

A cibersegurança é um elemento central do Digital Grid Center. As Tecnologias Operacionais (OT) é cada vez mais alvo de ciberataques, e a proteção de infraestruturas críticas requer uma abordagem holística e 24/7 da segurança. As tecnologias desenvolvidas e demonstradas no Digital Grid Center permitirão que os clientes adotem a transformação digital sem comprometer a segurança dos dados e equipamentos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.