INOVA
Desgaste dos recursos naturais continua a acelerar em 2018

Desgaste dos recursos naturais continua a acelerar em 2018

Dia 1 de agosto marca o Dia da Sobrecarga da Terra de 2018, em que a humanidade terá consumido todos os recursos que o planeta pode regenerar num ano. No âmbito da sensibilização para a crescente antecipação desta data, a Schneider lançou uma campanha mundial para incentivar as pessoas e empresas a reduzir a sua pegada ecológica

O Dia da Sobrecarga da Terra ou Overshoot Day, que neste ano de 2018 tem lugar no próximo dia de 1 de agosto, marca o dia em que a humanidade terá consumido todos os recursos naturais que o planeta pode regenerar, de forma natural, no prazo de um ano. O primeiro cálculo desta data foi em 1986 e, a partir deste ano, a data tem vindo a antecipar-se continuadamente. 

A Schneider Electric calculou que se 100% dos edifícios, fábricas, e infraestruturas de data centers existentes estiverem equipados com tecnologias de eficiência energética e a sua principal fonte forem as energias renováveis, seria possível adiar esta data em pelo menos 21 dias.

Com o propósito de criar sensibilização sobre este tema e conseguir mover o dia, a Schneider Electric estabeleceu um acordo internacional, em finais de 2017, com a Global Footprint Network, uma organização mundial pioneira ao nível da investigação e medição da pegada ecológica.

De acordo com os seus cálculos, a humanidade explora o equivalentea 1,7 planetas por ano devido à sobreexploração dos recursos naturais, entre eles a sobrepesca, a desflorestação e a emissão de mais dióxido de carbono do que a atmosfera pode absorver. A Global Footprint Network assegura que, se cada pessoa conseguir adiar a sua data pessoal em 5 dias, a terra poderia regressar ao seu estado inicial em 2050. 

Para sensibilizar o público relativamente a este tema, a organização criou a campanha mundial #MoveTheDate, à qual a Schneider Electric se juntou, que divulga conselhos práticos para que todas as pessoas possam reduzir a sua pegada ecológica.

“A missão da Schneider Electric está alinhada com o nosso objetivo em ajudar a humanidade a reduzir a sua pegada ecológica. Empresas líderes como a Schneider Electric estão a criar soluções, desenvolvendo produtos e processos que utilizam os recursos naturais de forma mais eficiente, reduzindo o seu uso global”, afirma Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network.

No seu estudo "Living with Finite Resources: Strategies for sustainable resource utilization”, a Schneider Electric analisa as possibilidades existentes para o desenvolvimento sustentável das empresas, propondo soluções que permitam um crescimento sustentável que equilibre a produtividade e a rentabilidade com o planeta e os seus habitantes.

Os avanços tecnológicos, a inovação, a aposta cada vez maior na economia circular e nas fontes de energia renováveis são os principais agentes da mudança que a Schneider Electric aponta no seu estudo para conseguir reduzir a pegada ecológica das empresas. Neste sentido, a empresa francesa aposta em soluções como plataformas conectadas, abertas e interoperáveis, que podem contribuir com 50% de eficiência energética adicional, assim como reduzir os custos de energia em 30%.

Durante mais de 10 anos, a Schneider Electric comprometeu-se na redução de utilização de recursos naturais nas suas operações próprias e dos seus clientes. O seu plano estratégico 2018-2020 tem como objetivo conseguir diminuir as suas emissões de carbono em 100 milhões de toneladas até 2020, e que 80% da sua energia provenha de fontes renováveis. No início do ano, a Schneider Electric anunciou um acordo de colaboração com a ONG Sustainable Energy for All (SEforALL), reforçando o seu compromisso para fornecer acesso universal a uma energia mais limpa e contribuir para a erradicação da pobreza energética.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.