INOVA
Entidades portuguesas já captaram 500 milhões de euros no Horizonte Europa

Entidades portuguesas já captaram 500 milhões de euros no Horizonte Europa

As entidades nacionais demoraram o dobro do tempo a atingir esta meta no anterior programa de financiamento europeu

Em apenas dois anos, as entidades portuguesas já captaram 500 milhões de euros no Horizonte Europa (HE) para financiar os projetos em que participam. No anterior programa-quadro de financiamento europeu à I&D, o Horizonte 2020 (H2020), foram precisos quatro anos para as entidades nacionais atingirem esta meta. Nos primeiros dois anos do HE, registaram-se 7.662 participações de entidades portuguesas em 4.797 candidaturas, o que corresponde a 10% do total de candidaturas submetidas ao programa-quadro por todos os países elegíveis para este financiamento europeu.

Segundo António Grilo, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), “comparando os dois primeiros anos dos dois programas-quadro, é evidente uma alteração no perfil das entidades que participam. Se, por um lado, as instituições de ensino superior mantêm a eficiência na captação de financiamento, o montante atribuído ao setor empresarial quase duplicou”.

Esta participação traz visibilidade e prestígio às entidades envolvidas tendo ainda o potencial de abrir novas oportunidades de negócio em geografias diferentes. Permite também o alinhamento com estratégias e políticas europeias e contribuir para o desenvolvimento de nova regulamentação em setores estratégicos para a Europa”, sublinha António Grilo.

No âmbito da atuação na promoção do Programa-Quadro de Investigação e Inovação de União Europeia, a ANI é uma das agências da rede PERIN, que reúne as várias entidades que, em Portugal, são responsáveis por promover e potenciar a participação nacional nas atividades de investigação e inovação do Horizonte Europa.

As instituições de ensino superior já captaram até agora 138 milhões de euros, mais 68,3% que no mesmo período do H2020. Estas entidades obtiveram 28% do total captado por Portugal (a mesma percentagem que nos primeiros dois anos do H2020). Já os centros de investigação continuam a ter uma expressão significativa, tendo angariado, até ao momento, um financiamento de 180 milhões de euros.

As empresas portuguesas obtiveram um financiamento de 125 milhões de euros, mais 82% que nos primeiros dois anos do H2020. As grandes empresas mantiveram a sua participação em volume de financiamento, já o financiamento às PMEs é agora mais expressivo no HE (78 milhões em comparação com 37 milhões de euros no período homologo anterior).

Há ainda um ligeiro aumento de 2% no que se refere à participação de outras entidades, como câmaras municipais, organizações não governamentais, entre outras.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.