INOVA
Entrevista: Schneider Electric

Entrevista: Schneider Electric

João Rodrigues, o novo country manager da Schneider Electric Portugal, revela as previsões e objetivos da empresa para 2017. Destes, destacamos as áreas de Smart Building e Indústria 4.0.

 

Como foi o ano de 2016 para a Schneider Electric?

O que poderemos desde já adiantar é que o ano de 2016 foi um ano de sucesso do ponto de vista da sustentabilidade da nossa operação local. Sempre fomos detentores de uma operação sólida, rentável, e 2016 cumpriu com o esperado. O ano de 2016 foi uma vez mais um ano em que a nossa operação se demonstrou sustentada, bem gerida e, portanto, garantindo o futuro.

Tendo em conta que o mercado em 2016 não esteve na sua melhor forma, como é que a Schneider Electric sentiu este efeito?

Durante o ano passado, a Schneider Electric esteve, sobretudo, sob uma série de grandes influências, a começar pelos mercados externos, onde nos movimentamos e que, pelas suas caraterísticas próprias, enfrentrou sérias dificuldades ao longo de 2016. Outro fator importante prendeu-se com o investimento público e com o facto de algumas expetativas não se terem confirmado, visto que o governo optou por canalizar as verbas disponíveis para outras áreas que não o investimento. Devido a este fator, sentiu-se no tecido empresarial, industrial e ao nível de todas as entidades que operam no nosso país, algum receio. As empresas mantiveram-se na expetativa para verificar se a situação política estabilizava, o que levou a um momento onde operou alguma falta de confiança, ou seja, falta de decisões. Outro dos fatores, que no meio dos já enumerados foi bastante positivo, é o facto de Portugal neste momento ser um destino bastante popular, seja pelo turismo, seja por acolher diversos eventos de extrema importância mundial, como é o caso da WebSummit, que recebeu 50 mil participantes. Mesmo a Bloomberg, um meio de prestígio, já referiu Portugal como um possível próximo “paraíso” para startups. Para contribuirmos para isto é necessário mantermo-nos positivos, otimistas, encararmos as dificuldades e tentar encontrar soluções, de modo a que sejam criadas as condições para tal.

Como vê o mercado em 2017?

As nossas perspetivas para 2017 são, sobretudo, conseguir gerar crescimento em todas as nossas áreas de negócio. Somos uma empresa grande, contamos com 170 mil funcionários e com um de volume de negócios de 25 mil milhões de dólares em todo o mundo. Logo, se não nos organizássemos internamente de forma a termos um discurso especializado capaz para cada um dos mercados onde trabalhamos, perderíamos a capacidade de mostrar aos clientes as nossas mais-valias, ou seja, a proposta de valor que temos para cada um deles. É por esse motivo que nos organizamos em quatro áreas de negócio  que para nós, em Portugal, por motivos diferentes, pela segmentação que fazíamos e pelo trabalho que realizamos, encaramos como oportunidades de gerar crescimento. Este é um otimismo pragmático: não pensamos que de repente teremos um crescimento desmedido, mas estamos muito expectantes quanto a 2017.

Dentro dessas quatro áreas, qual deverá crescer mais?

Fruto da atual situação de carteira de encomendas que temos neste momento, prevemos que a área que crescerá mais do ponto de vista percentual seja a da energia, mais associada à distribuição de soluções de energia e média tensão, mas fruto de uma encomenda bastante específica que a Schneider Electric teve, no âmbito de um projeto internacional que será fornecido a dois anos. Este é um projeto muito interessante que nos dará esta capacidade de crescimento nesta área específica.

Na área de Industry também vemos oportunidades: menciona-se bastante a indústria 4.0 e todos estes drivers de aceleração da performance das atividades, mas claramente há imenso trabalho a ser desenvolvido, produtos novos a serem lançados que nos permitirão, sem dúvida, ser ambiciosos no seu crescimento. E, finalmente, na área de Buildings, que, lançando produtos novos, novas ofertas, continuando a trabalhar com os nossos Parceiros comerciais, nos permite pensar que realmente continuaremos este movimento ascendente.

Hoje assistimos a um efeito bastante significativo da renovação das cidades e não apenas de Lisboa ou Porto, que são as cidades que estão a tirar mais partido desta renovação. Braga, Aveiro, ou Coimbra também se inserem no grupo de cidades que estão a beneficiar da influência desta nova dinâmica que Portugal está a obter. Estes são os mercados da renovação, construção de qualidade, já não de construção massificada (como fora já nos anos 80 e, principalmente, nos anos 90) e onde obviamente já vemos oportunidades de negócio a surgir.

Felizmente, e apesar das dificuldades ao nível dos mercados externos, os nossos Parceiros e aqueles com quem trabalhamos com grande proximidade demonstram-nos a possibilidade de sermos também otimistas na melhoria desses fluxos de negócios. Logo, tudo isto agregado faz com que sejamos pragmaticamente otimistas na visão de 2017 em relação às quatro unidades de negócio.Onde vê as maiores oportunidades: na energia ou na infraestrutura de data center?

A evolução que os mercados alcançaram e que estão a conseguir alcançar leva a que cada vez mais faça menos sentido falar em ambos separadamente. Aquilo que atualmente se verifica é uma grande migração, aproximação, convergência, entre o mundo elétrico e o mundo do IT. Fruto de toda a evolução que tem acontecido nos mercados, onde há cada vez mais dispositivos conetados e cada vez mais informação sobre os respetivos dispositivos, possibilita-se que estes dois mundos estejam interligados, gerando um novo mundo mais capaz, onde há muito mais oportunidades. Este tornar-se-á um mundo muito colaborativo, onde já não existe uma separação entre a energia e o IT. Hoje tomam-se decisões integradas que permitem realmente defender e melhorar a operacionalidade, a sustentabilidade e o futuro das organizações, sejam elas edifícios, data centers ou indústrias.

Que oportunidades é que a Schneider Electric encontra na Indústria 4.0?

Não vemos a Indústria 4.0 como uma revolução mas mais como uma evolução, provocadar naturalmente pelos respetivos mercados, entre outros fatores. Por outro lado, a Schneider Electric já se encontra no auge da inovação há bastante tempo, dentro do perímetro industrial e tem, entre muitos outros, dois casos que são prova disso. Nos anos 90 lançámos o conceito de transparent factory, que foi bastante importante na altura. De forma sintética, significa levar a produção para a administração, ou seja, dotar a administração da unidade industrial de um conhecimento de tudo o que se passa a nível da produção. Hoje este conceito é intitulado de 4.0, ou indústria, mas na altura chamava-se transparent factory, que foi o conceito que nós lançamos nos anos 90.

Já mais recentemente, a Schneider Electric foi responsável pelo lançamento de umautómato industrial, o Modicon M580, que foi o primeiro a incluir de raiz uma porta de Internet, que foi premiado e reconhecido. Nós estamos nos primórdios da Indústria 4.0 há muito tempo, lançámos conceitos bastante interessantes e pretendemos continuar a fazê-lo.

A Schneider Electric investe ainda 5% do seu volume de negócio global em investigação e desenvolvimento, que nos permitem estar permanentemente a lançar novas ofertas, novas aplicações, novas ideias. Por outro lado, fruto de aquisições que temos vindo a concretizar temos vindo a preparar-nos para sermos cada vez mais capazes de levar para os nossos clientes, em relação à área de Industry, uma oferta integrada em que, desde o equipamento que na linha de produção monitoriza o estado dos respetivos equipamentos , até os equipamentos que agregam toda a informação sobre a produção, que nos permite fornecer um portfólio completo, pois o conceito de EcoStruxure é bastante importante para nós. É o conceito que está por cima de todo este tipo de aplicação, seja industrial, em smart buildings, data centers. Conseguimos, portanto, com este pacote de software receber todas as informações do estado da respetiva produção.

Em relação à Industria 4.0, é através desta integração de todas as nossas ofertas que nos preparamos para levar conhecimento e valor acrescentado aos nossos clientes. É fundamental levar a nossa oferta para os nossos clientes, treinar as nossas equipas e treinar os nossos Parceiros de negócio específicos, pois é com esse treino que seremos novamente sustentáveis. Este é o pilar mais sólido da nossa presença nos mercados e é através desse treino que queremos levar.

Em resumo, vemos oportunidades, iremos trabalhar a nível das novas ofertas, com os clientes e levaremos até eles uma oferta integrada. Através de aquisições somos capazes de levar quase um discurso direto para o cliente final e integrar os nossos Parceiros na cadeia de valor, o que é absolutamente fundamental.

E em relação à área de smart building?

Na área de smart building o conceito de EcoStruxure volta a ser muito importante, a par do conceito de inovação e dos novos equipamentos que serão lançados. Atualmente, a grande maioria dos nossos equipamentos são comunicantes. Uma das ofertas que foi lançada muito recentemente, ao nível deste tipo de equipamentos de smart panel, permite que um quadro elétrico também seja inteligente, com capacidade de dialogar com uma infraestrutura completa. Houve uma altura em que existia a ideia de que certos equipamentos não tinham a capacidade de ser inteligentes e há uns 20 ou 30 anos, efetivamente, os quadros elétricos integravam-se neste tipo de equipamentos que não teriam inteligência. Atualmente é possível introduzir inteligência nos quadros elétricos que, graças a esta vertente, ganham a capacidade de dialogar com uma infraestrutura completa.

Temos também muito boas referências ao nível de smart building e o hotel Evolution é um caso que espelha isso mesmo. O Hotel Evolution ficou bastante satisfeito com o resultado alcançado pois cumpre na totalidade aquilo que pretendia desde o início, e tornou-se uma referência para nós e um caso de sucesso do qual nos orgulhamos bastante. Este será um dos projetos que estará em destaque num evento interno que a Schneider Electric está a organizar em Barcelona. Outro dos exemplos de um edifício de referência que está equipado com soluções Schneider Electric é a nossa própria sede, em Paris, que foi o primeiro edifício do mundo a ser certificado com a norma ISO50001, uma norma relacionada com a eficiência energética. O edifício sede da Deloitte em Amesterdão é outra das grandes referências da Schneider Electric ao nível deste tipo de aplicações.

No fundo, a nível de smart building regemo-nos por quatro eixos fundamentais: os Parceiros, os clientes, a inovação e o incremento da experiência digital através da integração desta informação dos equipamentos, que numa plataforma específica, o EcoStruxure, dialoga com a realidade e comunica para o cliente e para o seu utilizador. Damos primazia a plataformas abertas, não pensamos nunca em plataformas fechadas, não restringimos a possibilidade dos nossos clientes, por terem a nossa aplicação, terem algum tipo de obrigatoriedade, pois não é desse modo que nos protegeremos a nós mesmos. Para nos protegermos necessitamos apenas de levar muito bom valor aos clientes e de forma aberta e transparente, dando-lhes sempre a possibilidade de perceber que está a trabalhar com quem merece e não porque algo está, de alguma forma, fechado.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.