INOVA
Glovo lança iniciatitva para enfrentar desafios socioambientais

Glovo lança iniciatitva para enfrentar desafios socioambientais

A Glovo anuncia o lançamento do Impact Fund, o primeiro do género na indústria de delivery – setor que se encontra em rápido crescimento. Assim, por cada pedido efetuado na plataforma Glovo, determinado valor será destinado a impulsionar os mais variados projetos na área de Impacto e Sustentabilidade da Glovo

A Glovo anuncia o lançamento do Impact Fund, o primeiro do género na indústria de delivery – setor que se encontra em rápido crescimento. Assim, por cada pedido efetuado na plataforma Glovo, determinado valor será destinado a impulsionar os mais variados projetos na área de Impacto e Sustentabilidade da Glovo.

Até ao final de 2023, o Impact Fund pretende garantir até 5 milhões de euros para projetos relacionados com o apoio às comunidades locais. Este valor inclui fundos já alocados a este departamento para projetos desde meados de 2021, agora formalizado como Impact Fund.

Em Portugal, a Glovo lança agora o projecto Glovo Access, uma iniciativa que permite que ONGs tenham acesso à rede logística de última milha da Glovo, assegurando, assim, que bens essenciais estejam disponíveis a todos. Ao inscreverem-se neste projeto, as ONGs a operar em Portugal passam a ter acesso a um conjunto de serviços, permitindo facilitar o seu dia-a-dia. As ONGs apenas precisam de se inscrever no site.

“É fundamental que as empresas se posicionem para apoiar e impulsionar os que mais precisam e que tenham, também, uma preocupação com o seu impacto no planeta. Este é um projeto único no setor, que trará financiamento vital para enfrentar desafios socioambientais, iniciativas de ação climática, digitalização de pequenas empresas locais, redução da lacuna entre géneros no setor tecnológico e desenvolvimento de programas de qualificação para estafetas. Dessa forma, em cada pedido que façam, os clientes da Glovo estão a apoiar iniciativas que criam mudanças positivas para as comunidades e para o meio ambiente”, afirma Sébastien Pellion, Global Head da área de Impacto e Sustentabilidade da Glovo.

 

Ao longo deste ano, o Fundo terá como alvo os seguintes pilares:

  • Reduzir a fome: A Glovo garante os custos de entrega dos pedidos das ONGs que, desta forma, poderão distribuir produtos junto de famílias mais vulneráveis. Desde março de 2020, já foram distribuídas mais de 2,3 milhões de refeições, bem como 1.100 toneladas de alimentos através do Glovo Access. Em Portugal, este projeto vai ser lançado até junho de 2023.
  • Ação climática: A Glovo está a tomar medidas adicionais para reduzir significativamente a sua pegada de carbono até 2030. O Impact Fund irá acelerar a redução das emissões de CO2 em toda a cadeia de valor da marca, ao disponibilizar os recursos que permitam continuar a eletrificar a frota e a fornecer embalagens sustentáveis através da Glovo Store a parceiros, em nove países. Em 2022, reduziu-se em 8.800 toneladas as emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de valor.
  • Digitalização de pequenas empresas locais: Proporcionar a pequenos e médios restaurantes e lojas as ferramentas e formações necessárias para ajudá-los a digitalizar e expandir os seus negócios online – através do programa Glovo Local. Mais de 100.000 dos parceiros Glovo são pequenas empresas locais, e espera-se que, no final de 2023, esse valor tenha aumentado até 150.000.
  • Mulheres na tecnologia: A Glovo encontra-se a financiar a formação para jovens mulheres que pretendam iniciar uma carreira na área da tecnologia. No ano transato, em Espanha, 230 mulheres foram formadas em análise de dados e desenvolvimento web, numa bolsa de estudo de 6 meses da KeepCoding. Já em 2023, será lançado na Polónia um novo programa para 250 jovens, as quais poderão participar em aulas de codificação. Outras 65 raparigas participarão em Tech Bootcamps no Gana, Espanha e Polónia.
  • Ajuda à Ucrânia: Em 2023, o Impact Fund investirá 195.000€ para ajudar o povo da Ucrânia e apoiar ONGs locais que trabalham junto das comunidades afetadas pela guerra. Desde o início do conflito, a Glovo já distribuiu mais de 114.000 refeições sociais e 54.000kg de alimentos, através do Glovo Access, além de doar cerca de 1.300 refeições solidárias através das Cook Rooms da Glovo.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.