INOVA
IBM anuncia inovações para os próximos cinco anos

IBM anuncia inovações para os próximos cinco anos

A tecnológica revelou aquelas que acredita serem as cinco inovações tecnológicas e científicas que irão mudar as vidas dos cidadãos nos próximos cinco anos

A IBM revelou as cinco inovações tecnológicas e científicas que prevê irão mudar as nossas vidas nos próximos cinco anos. A lista “IBM 5 in 5” é feita com base na investigação dos laboratórios da IBM Research e nas tendências do setor.

As previsões deste ano estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os investigadores da IBM estão concentrados em acelerar a descoberta de materiais que resolvam problemas significativos em todo o mundo. Mais concretamente, a IBM pretende investigar como pode a tecnologia reinventar o processo de design de materiais que encontrem soluções para desafios que vão desde a promoção da saúde e energias limpas, até ao reforço das medidas de sustentabilidade, ação climática e produção responsável.

Nos próximos cinco anos a IBM acredita que novos materiais, ou novas formas de utilizar os existentes, ajudarão a enfrentar muitos dos atuais desafios globais: capturar de forma eficiente o dióxido de carbono da nossa atmosfera, com respetivo armazenamento, e com isso mitigar as mudanças climáticas; encontrar maneiras mais sustentáveis de cultivar os campos para alimentar a crescente população mundial, ao mesmo tempo que as emissões de carbono são reduzidas; repensar as baterias e o armazenamento de energia antes de termos de repensar o nosso mundo; e desenvolver dispositivos eletrónicos mais sustentáveis e melhores antivirais.

  1. Conversão de CO2 - Capturar e transformar o dióxido de carbono para mitigar as mudanças climáticas. Nos próximos cinco anos conseguiremos capturar o dióxido de carbono do ar e transformá-lo de flagelo do ambiente em algo útil. O objetivo é tornar a captura e a reutilização de dióxido carbono suficientemente eficientes à escala global para que se consiga reduzir as emissões perigosas na atmosfera e travar os efeitos das mudanças climáticas.
  2. Fixação de Nitrogénio - Modelar a Mãe Natureza para alimentar uma população em crescimento enquanto se reduzem emissões de carbono. Nos próximos cinco anos, iremos replicar a capacidade da natureza em converter o nitrogénio da atmosfera em fertilizantes ricos em nitratos, alimentando o mundo em crescimento e reduzindo o impacto ambiental dos fertilizantes. Vamos descobrir uma solução inovadora que permita a fixação do nitrogénio numa escala sustentável.
  3. Armazenamento de energia – Repensar as baterias antes que tenhamos que repensar o mundo em que vivemos. Nos próximos cinco anos, iremos descobrir novos materiais para baterias mais seguras e melhores para o ambiente, capazes de suportar uma rede de energias renováveis e um transporte mais sustentável. Muitas fontes de energia renovável são intermitentes e requerem armazenamento. O uso de inteligência artificial e computação quântica vai resultar em baterias construídas com materiais mais seguros e eficientes para um desempenho melhorado.
  4. Fotorresistentes – Materiais sustentáveis, produtos sustentáveis, planeta sustentável. Nos próximos cinco anos, iremos desenvolver a produção de materiais, permitindo que os produtores de semicondutores melhorem a sustentabilidade dos seus produtos que são tão procurados. Os cientistas irão aplicar novas abordagens ao design de materiais que permite à indústria tecnológica produzir mais rapidamente materiais mais sustentáveis para a produção de semicondutores e equipamentos eletrónicos.
  5. Antivirais – Aprender com o nosso passado para um futuro mais saudável. Nos próximos cinco anos, pretendemos vir a ajudar a criar uma nova geração de tratamentos para auxiliar os médicos e os trabalhadores da linha da frente a combater novos vírus que ameaçam a vida humana numa escala maior daquela que é atualmente possível. Uma combinação de IA, Analytics e dados pode potencialmente ajudar com a análise rápida de evidências médicas mundiais para sugerir novos candidatos para testar medicamentos e acelerar os testes clínicos. No futuro, estas ferramentas podem ser adotadas por outras indústrias, tornando-se uma das formas de responder rapidamente a vírus que colocam em causa a vida humana.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.