INOVA
IBM debate Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade

IBM debate Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade

O Instituto Politécnico de Viseu recebeu mais de uma centena de estudantes e personalidades da vida política, económica, científica e académica para a sessão “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade – Que futuro com o IBM Watson”, onde estiveram em cima da mesa os desafios e as oportunidades da nova Era Cognitiva e da transformação digital

Por considerar que a Inteligência Artificial está a assumir cada vez mais relevância no mundo digital e que é necessário as empresas estarem alertadas para as expetativas ainda mais elevadas dos clientes, a IBM decidiu reforçar o papel que todos os setores da sociedade e da economia terão no futuro, ao criarem ideias inovadoras para uma melhor gestão dos recursos disponíveis.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reforçou, neste sentido, que é “necessário que os estudantes tenham consciência que o futuro está no conhecimento e na capacidade de procurar novos horizontes”. O ministro sublinhou ainda que “é fundamental formar estudantes com espírito crítico, com a cultura de desafiar o futuro e com o fim de promover a inovação”.

Para a IBM, o futuro passa pela “computação cognitiva, em que os sistemas não são programados”. Segundo a mesma, os sistemas são capazes de compreender, raciocinar e aprender, ou seja, são capazes de“formular hipóteses e dar respostas com um elevado nível de confiança, sendo sistemas que escalam a inteligência, o conhecimento e a experiência humana, em vez dos que tentam apenas replicá-los. Poderemos chamar-lhe inteligência artificial, mas a IBM prefere falar de inteligência aumentada e tem no IBM Watson o expoente máximo desta nova Era Cognitiva”, tal como indica António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

“O IBM Watson é um exemplo claro da aposta da Companhia em I&D e do que de melhor se tem criado nos laboratórios da IBM Research. Os sistemas cognitivos irão sem dúvida mudar o mundo da tecnologia, mas também a capacidade de transformar as empresas, a economia, as profissões e a sociedade em que vivemos”, acrescenta António Raposo de Lima.

O IBM Watson tem vindo a ser uma parte integrante da mudança de setores como o da saúde, retalho, educação e banca.

Esteve ainda em destaque no evento a inauguração do novo Centro de Inovação Tecnológica do Grupo IBM em Viseu, numa parceria com a Câmara Municipal e do Instituto Politécnico, muito vocacionado para as novas áreas tecnológicas e das smart cities. Neste sentido, foi também inaugurado o Campus Softinsa, dedicado à formação dos recursos a serem incorporados no novo centro, e que está localizado no Instituto Politécnico de Viseu.

“O novo centro de inovação da IBM/Softinsa em Viseu é um exemplo eloquente de um triângulo virtuoso que junta uma empresa tecnológica de referência, uma âncora de investigação e formação e um território que é um farol no Interior. Este centro será um fator de inteligência, emprego e riqueza em Viseu, cidade e região, em áreas de grande futuro, como as soluções de Cloud e de Smart Cities. Viseu conquistou um selo poderoso na sua atratividade”, refere o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

O novo centro de inovação do Instituto Politécnico de Viseu oferece à comunidade académica a possibilidade de terem acesso ao programa científico do Instituto e abre também portas ao recrutamento de recursos humanos qualificados formados pela instituição de ensino, assim como a outros profissionais habitantes na cidade.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.