INOVA
Legisladores europeus querem encontro mundial para encontrar formas de regular IA

Legisladores europeus querem encontro mundial para encontrar formas de regular IA

A administração de Joe Biden tem procurado perceber junto da opinião pública as medidas a tomar relativamente a este tema. Na União Europeia está já em curso a discussão de uma proposta de lei para regulamentar a inteligência artificial

Os legisladores da União Europeia apelaram à realização de um encontro mundial com o objetivo de encontrar maneiras de controlar o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, como é o caso do ChatGPT.

Apesar de já estarem a trabalhar na legislação da UE a este nível, os legisladores pediram a Joe Biden, presidente dos EUA, e a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, a convocação de um encontro mundial, numa fase em que a inteligência artificial está cada vez mais presente nas organizações.

“Com a rápida evolução da poderosa IA, vemos a necessidade de uma ação política significativa”, referiram, depois de o regulador do ciberespaço da China ter anunciado medidas preliminares na gestão de serviços de IA generativa, incluindo o envio de avaliações de segurança às autoridades.

A administração Biden tem tentado encontrar uma base de sustentação na opinião pública sobre possíveis medidas de responsabilização para sistemas de IA. Já no caso da Comissão Europeia, o projeto de lei para regular a inteligência artificial foi apresentado há quase dois anos, com uma escala de classificação consoante o risco percecionado sobre a IA. O documento está atualmente em debate.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.