INOVA
Maioria das organizações globais em risco de falhar objetivos Net Zero

Maioria das organizações globais em risco de falhar objetivos Net Zero

De acordo com um novo estudo da Accenture, o aumento da inflação dos preços da energia e da insegurança no fornecimento está a tornar os compromissos Net Zero inatingíveis

Apesar de mais de um terço (34%) das maiores empresas do mundo estarem já comprometidas com o Net Zero, 93% não irão conseguir atingir os seus objetivos se não duplicarem o ritmo de redução de emissões até 2030. Os dados são do novo relatório da Accenture, com base na análise dos compromissos de redução de emissões e dos dados das duas mil maiores organizações públicas e privadas em todo o mundo.

O Accelerating Global Companies toward Net Zero by 2050 conclui que o aumento da inflação dos preços da energia e da insegurança no fornecimento está a tornar os compromissos inatingíveis, mesmo que mais empresas em cada região estejam a estabelecer metas claras e publicamente visíveis de descarbonização, com um aumento recorde no número de metas corporativas validadas pela iniciativa Science-Based Targets (SBTi) só este ano. Além disso, 84% das empresas planeiam aumentar os investimentos nas suas iniciativas de sustentabilidade antes do final de 2022.

“Durante a disrupção global económica, política e ambiental, mais empresas do que em qualquer outro momento, comprometeram-se publicamente com metas elevadas de descarbonização até 2050. Esta ambição acrescida é encorajadora, mas também é claro que é necessária uma aceleração acentuada da redução de emissões”, afirma Jean-Marc Ollagnier, CEO da Accenture na Europa. 

O relatório conclui que a aceleração para o net zero exigirá capacidades de “carbon intelligence” que permitam às organizações controlar, melhorar e impulsionar a criação de valor, incorporando a “inteligência carbónica” e ESG nos seus negócios core e nas cadeias de valor. Isto inclui a integração de dados de carbono, energia e outros dados de sustentabilidade e insights, em informação de negócios financeira e operacional para ajudar a impulsionar a tomada de decisões diárias.

O CEO da Accenture na Europa acrescenta que “maximizar o valor das tecnologias maduras, como as energias digitais e certas renováveis, enquanto se acelera a implementação de soluções inovadoras como o hidrogénio, será fundamental. Mais importante ainda, alcançar o net zero exigirá transformações urgentes e profundas, uma vez que se trata de incorporar a sustentabilidade em tudo o que as organizações fazem, redefinindo o seu propósito, cultura e modelos de negócio”.

No entanto, apesar dos compromissos assumidos, apenas 7% das empresas estão no caminho certo para atingir os seus objetivos net zero para as emissões de scope 1 e 2 às taxas de variação observadas. A mudança das metas para 2050 aumenta essa percentagem ligeiramente, para apenas 8%. Mesmo num cenário em que as empresas aceleram a redução de emissões para o dobro das taxas atuais, até 2030, e depois para o triplo – 59% continuariam a falhar até 2050; o prazo considerado necessário para evitar os impactos mais catastróficos e irreversíveis das alterações climáticas.

Para avançar à velocidade e à escala exigida pela ciência e pela economia, será fundamental para as empresas desenvolverem ao mesmo tempo múltiplas capacidades de carbon intelligence”, refere Mauricio Bermudez-Neubauer, responsável global de carbon strategy & intelligence da Accenture. “Isto significa integrar dados e insights de carbono decision-ready nos seus sistemas e processos, permitindo uma utilização eficiente de recursos financeiros e não financeiros, juntamente com uma boa gestão de riscos na implementação das tecnologias digitais, biológicas e industriais que serão necessárias para atingir o net zero”, completa.

Uma transição net zero deve incluir todas as partes do negócio, e a descarbonização não pode ser feita sem uma combinação de tecnologia digital e física para dar significado aos dados de carbono e agir com confiança, afirma a Acceture. Peter Lacy, chief responsibility officer e responsável global de Sustainability Services da Accenture reitera que “agora é talvez o momento mais difícil para ser um CEO comparado com qualquer outro período no passado recente, em particular, tentar equilibrar os compromissos de sustentabilidade, pressões da inflação e recessão e a necessidade de entregar valor tanto para acionistas como outros stakeholders”.

Assim, “este relatório – embora extremamente preocupante no que diz respeito à trajetória net zero – mostra um caminho claro para as empresas criarem valor e impacto numa altura em que os mercados de capitais, os governos e outras organizações vão criar ainda mais pressão para cumprir as metas definidas através da transparência, comparabilidade e consistência”, conclui.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.