INOVA
Mercado de inteligência artificial europeu continua em crescimento

Mercado de inteligência artificial europeu continua em crescimento

Apesar da incerteza económica, a IDC estima que o mercado de inteligência artificial na Europa deverá crescer anualmente 25,5% até 2026

Apesar da guerra na Ucrânia, da inflação, dos cortes no orçamento de TI e das demissões anunciadas pelas maiores empresas de tecnologia, a IDC estima que o mercado de Inteligência Artificial (IA), incluindo software, hardware e serviços, vai registar uma elevada taxa de crescimento anual (CAGR) de 25,5% no período 2022-2026 para atingir 191 mil milhões de dólares em 2026.

A IDC espera que o crescimento seja impulsionado principalmente pelo software centrado em IA (CAGR 32,4%), enquanto o crescimento será significativamente menor em serviços de IA (CAGR 27,2%), software não centrado em IA (CAGR 16,7%) e hardware de IA (CAGR 15,2%).

Os próximos cinco anos vão representar um período crucial na adoção comercial de software de IA, uma vez que muitas empresas e governos estão a investir mais para tornar os seus processos mais ágeis, eficientes e resilientes”, explica, em comunicado, Martin Nuska, Senior Research Manager na IDC. 

Devido à inflação, recessão e escassez de mão de obra, os investimentos em infraestrutura de IA serão mais afetados do que aqueles em hardware de uso geral, já que a infraestrutura de IA tem um preço premium. A IDC prevê que o mercado de servidores/armazenamento de IA na Europa vai mostrar um padrão de crescimento lento, mas constante, durante o período de reformulação.

O mercado de serviços de IA demonstrou a sua resiliência durante a pandemia, e a IDC espera que a procura por soluções de IA de fornecedores de serviços profissionais continue a crescer, uma vez que áreas como visão computacional de análise habilitada para IA, processamento de linguagem natural e automação de processos orientada por IA podem ajudar as empresas para lidar com a inflação de preços, a escassez de mão de obra e a necessidade de se manterem competitivas.

A Europa enfrenta uma potencial recessão, enquanto o mercado de trabalho é marcado por forças contraditórias – por um lado, a escassez de trabalhadores qualificados em certas áreas tecnológicas, enquanto, por outro, até mesmo as maiores empresas de tecnologia como Amazon, Google e Microsoft estão a demitir dezenas de milhares de trabalhadores”, indica, ainda, Nuska. “No entanto, esperamos que o mercado de IA continue com um forte desempenho, devido ao potencial da tecnologia para otimização de custos a longo prazo e como uma possível solução para a lacuna de habilidades”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.