INOVA
NATO trabalha em standard de certificação de inteligência artificial

NATO trabalha em standard de certificação de inteligência artificial

A NATO começou a trabalhar num standard de certificação para o desenvolvimento de inteligência artificial responsável e user-friendly para ajudar a indústria a desenvolver projetos de acordo com as leis internacionais

A NATO Data and Artificial Intelligence Review Board (DARB) começou esta semana o desenvolvimento de um standard de certificação para utilização responsável e user-friendly de inteligência artificial. O objetivo é ajudar a indústria e as instituições da aliança a desenvolver novos projetos de dados e inteligência artificial de acordo com a lei internacional, assim como os valores da NATO.

O standard – que deverá estar terminado no fim de 2023 – também se aplica à exploração de dados e inclui controlos de qualidade. O objetivo passa por traduzir os princípios de utilização responsável da NATO – aprovados em outubro de 2021 como parte da primeira estratégia de inteligência artificial da NATO – em planos concretos, principalmente em termos de governabilidade, rastreabilidade e fiabilidade.

Este conselho é composto por representantes nomeados dos países aliados, assim como convidados da Finlândia e Suécia e especialistas da NATO. Entre os representantes encontram-se advogados, engenheiros, pessoal militar e especialistas em ética, explica a aliança.

O conselho irá servir, também, como uma plataforma única para trocar as melhores práticas, orientar inovadores e utilizadores finais operacionais durante a fase de desenvolvimento. O trabalho irá contribuir positivamente para a transformação digital da NATO. Atualmente, a NATO tem pilotos de IA em áreas tão diversas quanto ciberdefesa, mudança climática e análise de imagens.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.