INOVA
Open Source Lisbon 2018: "Driving Innovation"

Open Source Lisbon 2018: "Driving Innovation"

Considerado o maior e mais conceituado evento de open source em Portugal, o Open Source Lisbon 2018 terá lugar na Cidade do Futebol no dia 27 de Setembro e revela agora os primeiros speakers confirmados

O Comité de Organização do evento Open Source Lisbon acaba de revelar os primeiros speakers confirmados.

Sob o tema Open Source: driving Innovation, o evento teve o prazer de convidar Giovanni Bajo, Developer Relations da Team Digitale, equipa destacada para a transformação digital do Governo Italiano; Adam Hyde, Co-fundador da Collaborative Knowledge Foundation, Ben Van’t ende, Partner & Community Strategist da Age of Peers, Deb Nicholson, Director of Community Operations na Software Freedom.

Adam Hyde é co-fundador da Collaborative Knowledge Foundation (Coko), uma fundação sem fins lucrativos dedicada à criação de soluções Open Source para publicações académicas. Na Coko Foundation, Adam é líder de projeto, responsável por criar plataformas, metodologias e comunidades para o apoio à produção colaborativa de conhecimento e publicação da mesma como parte do processo académico.

No dia do evento, Adam partilha a sua extensa experiência e fala-nos sobre como o design das soluções Open Source poderá ser melhorado, para melhor responder às necessidades dos clientes e desenvolver aplicações que farão real concorrência às alternativas proprietárias.

Giovanni Bajo é um membro chave da Team Digitale, a equipa criada pelo Governo Italiano para desenvolver o Sistema Operativo do país e cuja missão passa por criar serviços mais simples e eficientes para os cidadãos Italianos, a Administração Pública e as empresas através de produtos digitais inovadores. Dentro da equipa, Giovani desempenha o papel de Developer Relations, sendo responsável pelo sucesso de aplicações web e mobile e o pelo desenvolvimento de plataformas digitais.

No seguimento do seu trabalho com o Governo Italiano, Giovanni Bajo vem apresentar-nos a transformação digital da Administração Pública do país que aposta na mudança de software proprietário para alternativas Open Source.

Deb Nicholson é especialista em políticas de software livre e uma das grandes defensoras da comunidade Open Source. Profissionalmente, Deb é Director of Community Operations na Software Freedom Conservancy onde dá apoio ao trabalho desenvolvido pelas organizações-membro e facilita a colaboração com a comunidade de software livre. Deb é também a uma das fundadoras e organizadora do Seattle GNU/Linux Conference, um evento anual dedicado à divulgação dos novos nomes no mundo do Open Source e a acolher todos os interessados na comunidade de software livre.

Deb Nicholson junta-se ao Open Source Lisbon, no dia 27 de Setembro, para partilhar a sua experiência e apresentar a importância do Open Source para a sociedade e as empresas, e como este princípio colaborativo está na base do sucesso e do futuro tecnológico.

Ben Van’t ende é Partner e Collaboration Strategist na Age of Peers, Agência de Marketing e Consultora especializada em soluções Open Source. A sua experiência passa pela implementação de estratégias de comunidade em projetos existentes de open source e em empresas que procuram migrar os seus produtos para este tipo de tecnologias.

No dia 27 de Setembro, Ben apresenta a InnerSource, uma abordagem estratégica à cultura empresarial que tem por base tecnologias Open Source. Esta abordagem aparece como uma solução às recorrentes dificuldades em agilizar os processos internos e manter uma eficiente cooperação entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Este evento, organizado pela Syone e coorganizado pela Caixa Mágica, tem a duração de um dia e está dividido em duas partes, a parte da manhã dedicada à visão estratégica e de negócios, e a parte da tarde de cariz mais técnico e funcional. O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia.

 

Inscrições, informação e novidades no website do evento.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.