INOVA
Realidade virtual e aumentada em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação

Realidade virtual e aumentada em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação

A Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realiza nos dias 11 e 12 de outubro, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”, incluirá a apresentação de um número alargado de projetos tecnológicos inovadores para gestão de recursos como o solo e a água

As oportunidades que a tecnologia e a inovação representam para a sustentabilidade económica e ambiental do agronegócio serão temas em destaque da Cimeira Nacional de AgroInovação 2022.

O evento, que se realiza já nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”, incluirá a apresentação de um número alargado de projetos inovadores, desenvolvidos em parcerias que envolvem produtores e investigadores.

Será dado destaque a projetos dedicados à eficiência do uso dos recursos tais como: solo, água e energia, que são precisamente grandes desafios do setor.

Serão apresentados resultados de projetos que visam a sustentabilidade económica, ambiental e social do setor, com soluções inovadoras para as diferentes fileiras, que incluem, nomeadamente, práticas culturais inovadoras, conhecimento e tecnologia, na área da gestão sustentável do solo e da fertilização, agricultura e pecuária de precisão, fitossanidade e sanidade animal com reforço do recurso a mecanismos naturais de controlo, circularidade, novas cadeias de valor, modos de produção sustentável, biológica e outros modos, entre outros temas. Ainda haverá uma mostra tecnológica e visitas de campo demonstradoras de inovação.

 

Agro Tank selecionará as melhores ideias sobre realidade virtual e aumentada

O evento, iniciativa do Ministério da Agricultura e Alimentação, através da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), será também palco do Concurso Realidade virtual e realidade aumentada: Oportunidades para a sustentabilidade do agronegócio - CA, patrocinado pelo Crédito Agrícola. Nele participam equipas de jovens estudantes da área tecnológica.

As três equipas mais votadas apresentarão os seus projetos ao júri do Agro Tank, que, por sua vez, selecionará a equipa vencedora.

A entrega do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola reconhece os projetos nacionais mais inovadores nos setores agrícola, agro-alimentar e florestal.

Decorrerá ainda a assinatura dos contratos dos projetos de investigação e inovação referentes à iniciativa emblemática “Agricultura 4.0”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.