INOVA
Receitas de sistemas de gestão doméstica de energia vão ultrapassar 22 mil milhões de dólares nos próximos anos

Receitas de sistemas de gestão doméstica de energia vão ultrapassar 22 mil milhões de dólares nos próximos anos

Um relatório recém-divulgado pela Navigant Research sobre as tendências – tanto regionais com globais – do mercado dos Home Management Systems (HEMs) revela que este apresentará receitas superiores a 22 mil milhões entre 2014 e 2023

O referido documento, que apresenta previsões relativas à área da gestão doméstica de energia por segmento e por região do globo para os próximos oito anos, explica que os diversos intervenientes deste mercado começaram a assistir a uma crescente atividade do mercado pouco tempo depois da aquisição da Nest Labs pela multinacional Google, em janeiro de 2014. De acordo com o relatório esta aquisição foi considerada por fabricantes, utilities, provedores de serviços, e retalhistas como um sinal de que a automação e a gestão de energia estavam por fim a ganhar reconhecimento. Em paralelo a consciencialização por parte dos consumidores começou também a aumentar – levando ao destaque de produtos e serviços que otimizam a gestão e o consumo de energia em habitações. Neil Strother, analista sénior da Navigant Research, afirmou sobre a pesquisa atrás referida que “a competição está finalmente a aquecer entre os fornecedores e, ao mesmo tempo, os produtos HEM estão a tornar-se mais acessíveis para os consumidores, e retalhistas como a Best Buy, a Staples, e a Lowe’s comercializam equipamentos que incluem funcionalidades de gestão de energia”. O dito analista acrescentou ainda que “apesar de o mercado HEM se encontrar ainda numa fase incipiente de crescimento, 2015 está a preparar-se para se tornar num ano decisivo para a sua expansão”.

De acordo com o estudo as receitas anuais no setor dos HEMs deverão alcançar o seu pico no ano 2020, na sequência da adoção estabelecida pelo governo de certos países – como o Reino Unido – de milhões de contadores inteligentes e dispositivos associados.

O relatório, intitulado “Home Energy Management”, analisa as tendências do mercado com enfase em produtos e serviços num total de cinco segmentos: faturas em papel, portais de Web, sistemas HEM autónomos, ecrãs domésticos (IHDs), e sistemas HEM ligados em rede. Apresenta não só as forças adjuvantes e oponentes que afetam o mercado, mas também os perfis-chave dos principais intervenientes e dos agentes emergentes neste com a ajuda de case studies específicos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.