INOVA
Schneider divulga resultados de sustentabilidade e medidas contra o COVID-19

Schneider divulga resultados de sustentabilidade e medidas contra o COVID-19

No seguimento da divulgação dos resultados de sustentabilidade para o primeiro trimestre de 2020, a Schneider Electric anunciou também ações adicionais a nível global em resposta à crise pandémica, para apoiar os seus colaboradores, garantir a continuidade de infraestruturas vitais e tirar partido da solidariedade no seu ecossistema para ajudar os mais necessitados

Pelo sexto ano, a Schneider Electric anuncia conjuntamente os seus resultados financeiros e não-financeiros, neste caso relativos ao primeiro trimestre de 2020. Em cada trimestre, a Schneider Electric publica 21 indicadores do seu Impacto de Sustentabilidade Schneider (SSI, nas suas siglas em inglês), medindo o progresso na direção dos seus ambiciosos compromissos de sustentabilidade para o triénio entre 2018 e 2020, em linha com os compromissos assumidos na COP21 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Este trimestre, o SSI obteve a classificação de 7.15 pontos em 10, um abrandamento esperado devido à crise atual. O Grupo implementou medidas adicionais, confirmando os seus compromissos socioeconómicos e sociais a nível global.

“Vivemos um desafio sem precedentes, que afeta milhares de milhões pessoas no mundo, e a sustentabilidade mantém-se tão importante como sempre. Estou convencido de que, quando prosseguimos os mesmos objetivos globais em conjunto, não só vamos mais rápido, como mais longe”, comentou Gilles Vermot Desroches, Sustainability Senior VP da Schneider Electric. “A Schneider Electric está a fazer uma monitorização atenta e a reagir à crise sanitária e económica global provocada pelo COVID-19 (Novo coronavírus), que evolui rapidamente. A Schneider Electric Foundation reagiu de imediato através do lançamento do fundo Schneider Electric Foundation Tomorrow Rising, um acelerador para que as nossas ações possam dar resposta a necessidades imediatas, contribuindo para a recuperação da crise e para a construção de resiliência para o futuro.”

 

Compromissos de Sustentabilidade em resposta à crise do COVID-19

Hoje, a Schneider Electric está unida para dar uma resposta à crise e preparar uma recuperação articulada por quatro pilares de ação:

 

1. Apoiar os colaboradores de todo o mundo

A prioridade da Schneider Electric é garantir a saúde e segurança de todos os colaboradores a nível global, implementando medidas e protocolos alinhados com as diretrizes dos governos locais.

Em resposta à crise do COVID-19, o Grupo melhorou os benefícios que já proporcionava globalmente (Vida, Saúde e Assistência à Família) para todos os seus colaboradores, em todos os países, até ao final da crise. No final de 2019, dois dos principais programas sob o pilar de saúde e equidade do Impacto de Sustentabilidade da Schneider estavam já perto de cobrir todos os colaboradores do Grupo (os programas Gender Pay Equity e Global Family Leave).

 

2. Apoiar a sociedade e oferecer conhecimento ao ecossistema

A Schneider Electric é reconhecida em todo o mundo como uma empresa essencial, oferecendo continuidade do serviço a infraestruturas essenciais como hospitais, Data Centers, redes de TI, a cadeia de valor de alimentos a temperatura controlada, energia, transportes, tratamento de águas e indústrias fundamentais.

Garantir a continuidade do serviço a setores essenciais em todos os países e comunidades onde opera é a responsabilidade da Schneider Electric e a sua principal contribuição para a luta contra o COVID-19. Neste contexto, o Grupo está focado na manutenção de operações de serviço de infraestruturas críticas, em conformidade com as regulamentações de saúde e as diretrizes dos governos locais, fomentando a colaboração de todo o ecossistema de negócio, desde fornenecedores a parceiros e distribuidores.

A Schneider Electric está a impulsionar a formação digital para os seus colaboradores, bem como parceiros, através das suas plataformas online, como a Energy University, e oferecendo módulos de formação familiar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

 

3. Mobilizar a população e apoiar as comunidades

No dia 8 de abril, a Schneider Electric Foundation anunciou a criação de um fundo dedicado ao apoio relacionado com o COVID-19, “Tomorrow Rising”, que suporta ações de emergência e reconstrução a mais longo prazo em todos os territórios nos quais a Schneider Electric opera. A Schneider Electric Foundation convida os dirigentes e colaboradores que assim o desejarem a realizar donativos, sendo que a empresa irá igualar o montante doado. Os seus acionistas externos também são convidados a realizar donativos para este fundo.

Jean-Pascal Tricoire, Chairman & CEO, contribuirá pessoalmente com 25% do seu salário-base para o fundo Tomorrow Rising, até ao final desta crise. Os membros do Executive Committee da Schneider Electric também se comprometeram com a doação de 10% dos seus salários-base para este fundo, enquanto durar a situação atual de crise.

Através destas iniciativas, a Schneider Electric reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e expressa a sua gratidão para com todos aqueles que demonstram extraordinária coragem nos seus esforços para combater esta pandemia. Alguns exemplos:

  • Em França, mais de 100 colaboradores da Schneider Electric voluntariaram-se como Operadores qualificados para trabalhar 24/7, durante aproximadamente seis semanas, nas instalações da Air Liquide em Antony (sul de Paris), para entregar 10.000 respiradores solicitados pelo Governo francês;
  • Na Índia, os donativos beneficiam diretamente mais de 10.000 eletricistas e respetivas famílias durante o período de confinamento;
  • Em todo o mundo, a Schneider Electric apoia hospitais e outros fornecedores de cuidados de saúde para garantir a continuidade dos serviços;
  • Os colaboradores de fábricas Schneider Electric em todo o mundo deram início ao processo de impressão de viseiras de proteção facial para doar a estruturas médicas locais.

 

4. Defender uma recuperação “verde”

A Schneider Electric acredita que o relançamento económico é uma oportunidade de transformação positiva da sociedade, pelo que promove decisões e investimentos que levem à descarbonização, descentralização e digitalização. O Grupo uniu-se à “Green Recovery Alliance” do Parlamento Europeu para construir uma reflexão partilhar sobre os planos de “investimento verde” do pós-crise. Esta Aliança está empenhada na proposta das soluções de investimento necessárias, alinhadas com os compromissos climáticos, para reanimar a economia depois da crise.

Adicionalmente, a Schneider Electric anunciou ainda a assinatura do Pacto European Plastics, aquando do seu lançamento oficial em Bruxelas, no dia 6 de março de 2020.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.