INOVA
Soluções unificadas e métodos simplificados nos transportes são tendências nos pagamentos

Soluções unificadas e métodos simplificados nos transportes são tendências nos pagamentos

A Finaro destaca cinco avanços relevantes que são uma mais-valia para utilizadores e comerciantes, entre eles soluções de pagamento unificadas, alteração ao panorama das transações, pagamentos simplificados nos transportes, fraudes no setor e soluções mais sustentáveis

O primeiro mês do ano já lá vai, mas importa ainda olhar para algumas daquelas que serão as tendências na área dos pagamentos para 2023, anunciadas pela Finaro.

Com a mudança nos hábitos dos consumidores, os pagamentos têm também sofrido alterações que acompanham a evolução digital. A utilização de pagamentos digitais alcançou um novo nível que será uma prioridade já este ano.

Entre os avanços relevantes este ano nesta área destaque para:

  • Soluções de pagamento unificadas: As empresas vão apostar em soluções de pagamento unificadas, que permitem gerir melhor o total de vendas realizadas através de vários canais, centralizando-as. Estas soluções permitem ainda que as empresas acedam, em tempo real, à informação sobre as operações que realizam de forma a escolherem as melhores estratégias.

    Para a Finaro, as mudanças já em curso no setor do retalho são já uma mais-valia para os consumidores a nível de tempo e de simplicidade. Soluções já implementadas como comprar sem ter de passar pela caixa ou usar um telemóvel ou smart watch no leitor de pagamentos vão tornar-se cada vez mais populares.
     
  • Aumento dos métodos de pagamentos alternativos altera panorama das transações: A procura por formas de pagamento mais seguras e rápidas levou claramente os consumidores a transitarem para métodos de pagamento digitais. Desta forma, empresas e comerciantes têm adotado cada vez mais Métodos de Pagamento Automatizados (APM) e de Métodos de Pagamento Locais (LPMs), entre eles e-wallets, transferências bancárias e pagamentos mobile. Com a adoção cada vez maior e a evolução tecnológica, é expectável que os consumidores continuem a aderir à utilização de métodos de pagamento digitais;
     
  • Pagamentos simplificados nos transportes: Este pode ser o momento para a indústria simplificar e unificar os processos nos serviços dos transportes, uma vez que os atuais sistemas são, por vezes, ineficientes e acarretam custos desnecessários aos próprios operadores. Uma solução de open-loop de ponta a ponta para a verificação do pagamento, classificação de viagens, etc, pode ajudar a otimizar este processo. Desta forma, os próprios operadores podem compreender melhor todo o processo com recurso a dados tokenizados;
     
  • Fraude e violações de dados no setor dos pagamentos: O aumento das transações digitais traz também mais oportunidades para os agentes maliciosos tirarem partido do sistema para procederem a fraudes e violações de dados. Esquemas como phishing e skimming de cartões são uma ameaça a consumidores e empresas, tornando-se essencial que os cidadãos e as organizações protejam os seus ativos e informações financeiras;
     
  • Dar resposta à procura por soluções sustentáveis: Os consumidores que optem por pagamentos mais sustentáveis deverão ser recompensados pelo seu comportamento, aproximando o setor financeiro deste tema.

Os bancos e a fintech olha para 2023 como uma oportunidade de aproximar as gerações mais jovens através de soluções como wallets digitais e formas de pagamento mais rápidas e simplificadas que permitam criar diferentes experiências aos utilizadores.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.