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Starbucks assume compromisso de sustentabilidade

Starbucks assume compromisso de sustentabilidade

O plano de sustentabilidade, anunciado no dia 21 de janeiro, inclui metas científicas preliminares para a redução de emissões de carbono, utilização de água e resíduos até 2030, e descreve cinco estratégias que a empresa identificou como prioritárias.

Numa carta pública divulgada no dia 21 de janeiro, Kevin Johnson, diretor executivo da Starbucks, anunciou um compromisso de várias décadas para que a empresa se torne “resource-positive” – ou seja, que dê mais ao planeta do que aquilo que consome – delineando objetivos baseados em estudos científicos para 2030 relacionados com carbono, água e resíduos.

“Este objetivo está fundamentado na missão da Starbucks”, referiu Johnson. “Ao adotar uma proposta de valor económico, equitativo e global de longo prazo para a nossa empresa, vamos criar mais valor para todos os stakeholders”.

O anúncio inclui uma estratégia completa para reduzir a pegada ambiental em emissões de carbono, utilização de água e resíduos das operações e supply chain da Starbucks a nível mundial. 

As cinco principais estratégias nas quais a empresa irá estar focada serão:

  1. Expandir as opções plant-based (ingredientes sem origem animal), dando abertura para um menu mais amigo do ambiente;
  2. Trocar as embalagens de utilização única por embalagens reutilizáveis;
  3. Investir em práticas agrícolas inovadoras e regeneradoras, assim como em reflorestação, conservação da floresta e reabastecimento de água na supply-chain;
  4. Investir em melhores formas de gerir os resíduos, tanto nas lojas como nas comunidades, para garantir mais reutilização, reciclagem e fim do desperdício alimentar; 
  5. Inovar para desenvolver lojas mais amigas do ambiente, assim como operações, produção e entregas ao domicílio mais sustentáveis. 

 

Johnson assinalou também três objetivos preliminares para 2030: 

  1. Redução de 50% nas emissões de carbono nas operações diretas e na supply chain; 
  2. Conservação ou reposição de 50% da água utilizada para operações diretas e produção de café nas comunidades com elevados riscos hídricos;
  3. Redução de 50% dos resíduos gerados nas lojas e na supply chain, através de um plano mais abrangente de economia circular.  Para reforçar este compromisso, a Starbucks aderiu à iniciativa New Plastics Economy, da Ellen MacArthur Foundation, para dar nova vida às suas embalagens. 

No 50º aniversário da Starbucks, em 2021, a empresa vai formalizar as suas metas ambientais para 2030 com base na “aprendizagem entre o passado e a atualidade”. Especificamente, Kevin Johnson referiu que vão ser realizadas várias investigações e análises de mercado para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e incentivos para o uso de embalagens reutilizáveis. 

 

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