INOVA
Startup portuguesa promove evento de IA e analítica

Startup portuguesa promove evento de IA e analítica

A startup portuguesa YData vai realizar nos próximos dias 29 e 30 de setembro a primeira edição do ‘Data-Centric AI Summit’, um evento online e totalmente gratuito que vai reunir os maiores especialistas em inteligência artificial, machine learning e analítica

A YData, startup portuguesa que criou a primeira plataforma de preparação de dados que acelera o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA), vai realizar a primeira edição do ‘Data-Centric AI Summit’, um evento online e totalmente gratuito que vai reunir os maiores especialistas em Inteligência Artificial, Machine Learning e Data nos próximos dias 29 e 30 de setembro.

O ‘Data-Centric AI Summit’ contará com as presenças de Peter Mattson, ML Metric Lead da Google; Christoph Schuhmann, Organizational Lead and Founder da LAION; Davit Buniatyan, CEO da Activeloop; Andrea Kropp, Customer-Facing Data Scientist da DataRobot; Amber Roberts, Machine Learning Engineer da Arize; Kevin Schawinsji, CEO e Co-founder da Modulos; Fabiana Clemente, Chief Data Officer da YData, entre muitos outros.

Organizado pela Data-Centric AI community (comunidade fundada pela startup portuguesa YData), em conjunto com a AI Infrastructure Alliance, o evento pretende demonstrar como a Inteligência Artificial centrada em dados pode ser colocada em prática, através de palestras feitas por especialistas e líderes que irão revelar como criaram os maiores modelos fundacionais no mundo.

“É um enorme orgulho, e também uma enorme responsabilidade, poder organizar um evento com a importância e a magnitude do ‘Data-Centric AI Summit’, que vai reunir os maiores peritos que irão partilhar o seu conhecimento em temas fundamentais como a Inteligência Artificial e Machine Learning”, afirma Fabiana Clemente, sócia fundadora e Chief Data Officer da YData.

Ao longo dos dois dias, o ‘Data-Centric AI Summit’ será composto por vários painéis de debate, várias apresentações e discursos e as inscrições para assistir ao evento podem ser feitas aqui.

Criada em 2019, a YData é uma startup portuguesa que criou uma plataforma de preparação de dados, que não só acelera o desenvolvimento de soluções de IA como também aumenta o retorno de investimento destas iniciativas. A YData é a primeira plataforma de desenvolvimento centrada nos dados e que torna o processo de criação de um dataset de treino muito mais simples, rápido e barato. Além disso, introduz uma nova tecnologia - os dados sintéticos - que prometem resolver problemas desde a privacidade, a escassez de dados ou mesmo a falta de representatividade de classes. Na prática, a YData proporciona diversos benefícios, como a melhoria de deteção de fraudes e anomalias, a simulação de cenários de pricing ou redes, a melhoria de modelação de risco de crédito, a partilha e monetização de dados, entre outros.

A Ydata fechou recentemente com sucesso uma ronda de financiamento Seed no montante de 2,7 milhões de dólares. O financiamento foi liderado pelo Flying Fish Partners, fundo norte-americano especializado em IA e liderado por ex-diretores de IA da Microsoft e da Amazon, e contou ainda com a participação das sociedades de capital de risco portuguesas Faber e EDP Ventures, bem como dos business angels Steve Shwartz, Sergio Giacoletto e Carter Rabasa da 200 OK Ventures.

Recentemente, a YData foi eleita ‘Best Newcomer’ e a sua co-fundadora, Fabiana Clemente, foi distinguida como ‘Founder of the Year’, nos South Europe Startup Awards 2021 que visam distinguir e reconhecer os melhores intervenientes do ecossistema de startups no sul da Europa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.