INOVA
Startup portuguesa vence concurso europeu na categoria de saúde

Startup portuguesa vence concurso europeu na categoria de saúde

Entre as startups vencedoras do Southern European Stars 2020 encontra-se a portuguesa Virtuleap, que se distinguiu na área da saúde, tendo ganho mais de 500 mil euros em serviços

Estão escolhidas as startups vencedoras do Southern European Stars 2020, uma iniciativa de impulso ao investimento que reuniu cerca de 30 investidores de capital de risco para selecionar as melhores startups nas categorias de B2B, B2C e Healthcare.

A portuguesa Virtuleap, que desenvolve jogos em realidade virtual para o desenvolvimento cerebral, foi a vencedora na categoria de Saúde, tendo ganho mais de 500 mil euros em serviços.

O cenário negativo que se antevia no setor de investimento incentivou a portuguesa Bright Pixel e as espanholas Samaipata e Kibo Ventures a juntarem investidores do sul da Europa para uma sessão de pitchs online aberta a qualquer startup que quisesse dar a conhecer o seu projeto. Ao todo, foram mais de 200 candidatos às 15 vagas disponíveis. No fim, cada um dos países participantes – Portugal, Espanha e Itália – viu uma startup nacional no pódio.

No setor B2C, a startup espanhola Kotokan, criadora de um jogo que ajuda a desenvolver as capacidades de resolução de problemas através de matemática para crianças de 7 a 12 anos, foi a escolhida pelos investidores, enquanto que, no setor B2B, destacou-se a italiana KeyLess, uma empresa de cibersegurança que desenvolveu a primeira plataforma mundial de autenticação biométrica e gestão de identidade pessoal.

Para Marcos Azeredo, da equipa de investimento da Bright Pixel, “o balanço do evento é muito positivo. Fomos ambiciosos no grupo de investidores que juntámos e isso refletiu-se no número de candidaturas de startups. Além disso, a qualidade e a maturidade destes projetos foi algo que nos impressionou. É, sem dúvida, prova de que este trabalho conjunto a nível europeu deve ser uma prática mais regular”.

As selecionadas receberam até € 10.000 por mês durante um ano inteiro em serviços cloud gratuitos, além de suporte técnico da IBM Cloud e AWS, parceiros da iniciativa; crédito de publicidade numa das principais plataformas da área, com suporte de alguns especialistas em SEO/SEM; e três meses de espaço de escritório gratuito em Lisboa, cedido pela Bright Pixel e pela Sonae IM. O programa pretende ainda impulsionar uma rede de contactos de fundadores de sucesso no ecossistema do sul da Europa.

O Southern European Stars 2020 contou com a participação dos investidores portugueses Armilar Venture Partners, BiG Start Ventures, Bynd Venture Capital, Sonae IM, Shilling Capital Partners, Faber Ventures, Indico Capital Partners, Startup Lisboa e da TechStars em parceria com a Semapa, que se juntaram ao painel composto pela Samaipata e Kibo Ventures, organizadoras do evento, e pelas internacionais Adara Ventures, Caixa Capital Risc, Inveready, 360 Capital, United Ventures e as aceleradoras Plug and Play e Demium Startups, entre outros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.