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Sustentabilidade é diferenciador competitivo na escolha de fornecedores de IT

Sustentabilidade é diferenciador competitivo na escolha de fornecedores de IT

Dados da Gartner indicam que 75% das organizações vão aumentar o negócio com fornecedores de IT que têm objetivos de sustentabilidade e prazos

A Gartner acredita que, até 2026, 70% dos líderes de sourcing, procurement and vendor management (SPVM) de tecnologia vão ter objetivos de desempenho alinhados com a sustentabilidade ambiental nas suas funções.

Em sintonia com as exigências e valores do mercado, os fornecedores de tecnologia estão a tornar-se focados na sustentabilidade, como um diferenciador competitivo. Assim, até 2026, 75% das organizações indicam que vão aumentar o negócio com fornecedores de IT que têm objetivos de sustentabilidade e prazos, procurando substituir fornecedores que não o façam, notam os analistas.

De acordo com os especialistas, a sustentabilidade ambiental tornou-se uma da dez principais prioridades dos CEO. “As diretivas de sustentabilidade ambiental exigem que todas as funções se ajustem em linha”, disse Stephen White, Senior Director Analyst da Gartner, acrescentando que devem “adaptar-se com urgência, incorporando o rigor da sustentabilidade em operações e objetivos”.

Stephen White continua: “as organizações com metas de sustentabilidade perceberam que os fornecedores de tecnologia dentro do seu ecossistema terão um papel significativo a desempenhar no seu sucesso”. Assim, a SPVM sustentável é “fundamental para minimizar os impactos ambientais da tecnologia. Evite deslumbrar-se com os compromissos de fachada dos fornecedores ou com a greenwashing e, em vez disso, reveja os detalhes por trás dos compromissos e valide o mérito e o desempenho”, completa.

Neste sentido, a Gartner conclui que os fornecedores com objetivos mal alinhados em relação aos objetivos de sustentabilidade poderão acabar por ser substituídos. “No futuro, a sustentabilidade será um driver ou totalmente operacional no processo de tomada de decisão, por defeito”, explica o analista. 

Assim, “os líderes de SPVM devem definir a agenda de transformação para a sua função, permitindo o consumo sustentável da tecnologia, executando responsabilidades fundamentais: avaliação de fornecedores, compromissos de fornecedores contratados e gestão de fornecedores”.

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