INOVA
Tech4COVID19 aloja 500 profissionais médicos

Tech4COVID19 aloja 500 profissionais médicos

A iniciativa Rooms Against COVID, criada no âmbito do movimento Tech4COVID19, conta com o apoio de diversos proprietários e entidades que disponibilizaram instalações para alojar profissionais de saúde alojamento em casos de deslocamento da zona de residência ou risco de contágio de familiares

São já mais de 4000 as noites asseguradas para mais de 500 profissionais de saúde que têm de se ausentar dos seus domicílios habituais - seja pela realocação profissional, ou para evitar a contaminação dos seus agregados familiares. Em apenas quatro semanas, a iniciativa cidadã Rooms Against COVID conta com mais de 1500 propriedades disponíveis, espalhadas por quase todo o território nacional, graças à participação de centenas de proprietários e entidades que disponibilizaram as suas residências.

Apesar de ter sido originalmente criada para apoiar os profissionais de saúde, a plataforma abrange atualmente uma série de profissões que envolvam o contacto direto e permanente com pessoas infectadas, desde que validadas pela equipa do projeto Rooms Against COVID.

Além de encontrar alojamento temporário e gratuito, a iniciativa está também a operacionalizar parcerias com empresas solidárias que disponibilizem os seus serviços a preços simbólicos ou de custo, como serviços de petsitting, instalação de fechaduras eletrónicas, ou entrega de compras.

“Criámos o Rooms Against COVID cientes da necessidade de ajudar os que todos os dias nos apoiam, de forma inquestionável, colocando a sua própria segurança em risco. Consideramos que este objetivo tem vindo a ser alcançado. No entanto, apelamos à comunidade que nos ajude a chegar a mais profissionais da linha de frente, para que possam ter conhecimento desta possibilidade que os protege a si e aos seus. Igualmente, apelamos a que mais proprietários de alojamentos locais disponibilizem as suas casas - por agora vazias - para também eles integrarem esta árdua luta”, refere Mário Mouraz, responsável do projeto Rooms Against COVID.

O projeto conta com o apoio do Turismo de Portugal, entidade que disponibilizou um fundo de 250 mil euros para apoiar, através das Associações do Setor, os proprietários de alojamentos e hotéis com os custos de eletricidade, água, gás e limpeza. Também a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal e o Click2Portugal juntaram-se à iniciativa para estabelecer a ponte com hotéis que ainda não estejam disponíveis na plataforma, e a Associação de Alojamentos do Alojamento Local em Portugal (ALEP) está encarregue da gestão dos AL, assim como os grupos do Facebook ‘Alojamentos Locais - Esclarecimentos’.

A iniciativa surge dentro do movimento #tech4COVID19, que ao longo das últimas semanas já conseguiu reunir mais de 5000 voluntários das mais variadas áreas de atuação, competências e valências profissionais, sob o mote de unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar o desafio que é a COVID-19.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.