INOVA
UE quer investir 160 mil milhões de euros em tecnologias-chave

UE quer investir 160 mil milhões de euros em tecnologias-chave

O apelo surgiu depois de uma revisão ao orçamento da UE a longo prazo, tendo em conta os efeitos da pandemia da Covid-19, a guerra na Ucrânia, a crise energética e a inflação

A Comissão Europeia espera alcançar um total de 160 mil milhões de euros de investimentos em tecnologias-chave. Para isso, incentivou os governos da UE a canalizarem mais 10 mil milhões de euros no período compreendido entre 2024-27. 

O apelo surge depois de uma revisão ao orçamento da UE a longo prazo, tendo em conta no orçamento partilhado de 2021-27, os efeitos da pandemia da Covid-19, a invasão russa da Ucrânia e a sua consequente crise energética, assim como a inflação galopante, com aumento das taxas de juro.

Designado de Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP), pretende ajudar a desenvolver a microeletrónica, a computação quântica, as energias renováveis e o armazenamento na UE.

“O futuro das indústrias estratégicas deve ser feito na Europa”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.