INOVA
Universidade do Minho recebe evento de data science

Universidade do Minho recebe evento de data science

No passado dia 27 de fevereiro, o Grupo Proef e o Instituto CCG/ZGDV, enquanto promotores da AI-CENTER Testbed, organizaram o evento “Beyond Values & Variables: Data Science & Big Data”. Esta iniciativa decorreu no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Guimarães, e contou com a presença de 28 dos 31 Parceiros da Rede Nacional de Testbeds. "Ciência dos Dados" e "Big Data" foram os principais temas em discussão.

O evento contou, na sessão de abertura, com as intervenções do Engenheiro Ricardo J. Machado - Presidente do Instituto CCG/ZGDV e Miguel Barbosa - Managing Director NEXT Innovation & Ventures da Proef, que, depois de dar as boas-vindas aos participantes, apresentaram o programa de inovação e aceleração da AI Center Testbed para startups e PME portuguesas, disponível para consulta no website do projeto. Seguiram-se as intervenções do Doutor Domingos Bragança - Presidente da CM Guimarães e do Professor Doutor Eugénio Campos Ferreira - Vice-Reitor da Universidade do Minho, que engrandeceram a atividade e salientaram a pertinência e importância da temática para as empresas nacionais. Terminadas as boas-vindas, deu-se início o Workshop temático e, depois, o Showroom dedicado à demonstração dos serviços e produtos-piloto das 28 Testbeds presentes.

No Workshop temático, liderado pelo Professor Doutor Paulo Cortez, Coordenador Científico de Machine Learning no CCG/ZGDV, discutiram-se os principais desafios enfrentados por Startups e PME, como as restrições de recursos, a falta de experiência em análise de dados e a implementação de soluções de big data no contexto empresarial. Depois de um momento aberto ao público para perguntas e respostas, a sessão terminou com a intervenção do Doutor Miguel Matos da Estrutura Missão Recuperar Portugal PRR, que parabenizou a iniciativa e reiterou a disponibilidade para apoiar a Rede no sentido de cumprir com as ambiciosas metas estabelecidas.

Ainda na parte da manhã decorreu o Showroom dos Parceiros da Rede Nacional de Test Beds, um espaço de inovação, onde foram apresentadas soluções digitais para o crescimento e teste de novos produtos e serviços tecnológicos.

Após o almoço, numa sessão presidida pela Ubiwhere, reuniram representantes de 28 das 31 Testbeds apoiadas pelo PRR para debater questões de natureza técnica, administrativa e financeira de gestão dos projetos e definir as próximas ações conjuntas dos Parceiros da Rede Nacional de Testbeds.

Nas palavras de Miguel Barbosa, o “Beyond Values & Variables: Data Science & Big Data”, concretizado pela AI-CENTER Testbed, superou as expectativas, tendo sido um importante momento para mostrar as vantagens da transição digital e incentivar empresas para a aceleração da colocação de um produto ou serviço no mercado, com recurso à tecnologia. A promoção da redução de custos operacionais e a otimização de processos atraiu a atenção dos participantes, visto que, num mundo empresarial cada vez mais competitivo, as empresas procuram acompanhar a evolução digital. Este evento, realizado em Guimarães, procurou dar resposta a essas necessidades, com a exibição de  pólos inovadores que desenvolvem infraestruturas de apoio ao desenvolvimento, num ambiente flexível que se adapta às necessidades de cada empresa nacional que procura uma mentoria técnica eficaz para se tornar referência no mercado.

 

Sobre as Testbeds e AI-CENTER

As Testbeds pretendem afirmar-se como pólos de inovação para o desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas, disponibilizando meios e infraestruturas inovadoras.

A Rede Nacional de Testbeds conta com uma dotação total de cerca de 150 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência, e com 30 consórcios de inovação, onde se prevê, até ao 3.º trimestre de 2025, o desenvolvimento de 2415 produtos-piloto.

A Testbed AI-CENTER, liderada pelo Grupo Proef em colaboração com o CCG, promove a redução de custos operacionais e a otimização de processos.

A AI-CENTER apoia Startups e PME a acelerar o ciclo da inovação, reduzindo significativamente o time-2-market, de novos produtos e serviços com uma forte componente digital, atuando de acordo com a filosofia: "Sparking, Innovating, Matching":

  • "Sparking": Atuando como um catalisador de ideias disponibiliza Know-how e mentoria tecnológica com recurso a uma equipa altamente qualificada;
  • "Innovating": Disponibilizamos infraestruturas de apoio ao desenvolvimento de software, num ambiente flexível que se adapta às necessidades de cada empresa;
  • "Matching": As empresas aderentes terão, ainda, acesso à plataforma da AI Center, um Marketplace AI Based que, através de uma análise meticulosa dos requisitos e perfis, assegura às empresas o matchmaking inteligente entre os produtos e/ou serviços das empresas e as necessidades do mercado.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.