REDES
5G da NOS optimiza produção da Recipharm

5G da NOS optimiza produção da Recipharm

A NOS instalou um sistema inteligente 5G para otimizar a produção e gestão da multinacional farmacêutica Recipharm, com o objetivo de aumentar a eficiência das linhas de produção, através da deteção precoce de paragens e falhas de produção e identificação das suas principais causas

A NOS instalou um sistema inteligente 5G para otimizar a produção e gestão da multinacional farmacêutica Recipharm, que funciona com a instalação de sensores no chão da fábrica, que permitem a recolha de dados, em tempo real. O objetivo é aumentar a eficiência das linhas de produção, através da deteção precoce de paragens e falhas de produção e identificação das suas principais causas.

Para o desenvolvimento deste projeto, foram instalados sensores IoT em 19 linhas de produção. A informação permite medir, analisar e disponibilizar uma série de indicadores em dashboards online, que podem ser observados em quiosques digitais instalados junto à linha de produção.

O 5G permite criar uma rede móvel dedicada de alta velocidade e baixa latência, sem necessidade de alteração de layout da fábrica, possibilitando que a informação possa ser registada e analisada em tempo real, com a maior segurança e resiliência de conectividade. Desta forma, é possível digitalizar os processos industriais, detetar o tempo de paragens não planeadas, registar os principais motivos associados, e identificar oportunidades de melhoria, de forma automática e imediata.

O objetivo final desta operação é melhorar a Excelência Operacional, através da otimização de três indicadores chave para a eficiência das operações: a disponibilidade, com a redução de tempo de paragem não programado das máquinas; a performance, aumentando o número de produtos fabricados por hora; e a qualidade da linha de produção, com a minimização de produtos não conformes.

Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, sublinhou: “Este projeto é um bom exemplo de como a tecnologia pode alavancar o desenvolvimento da indústria. Acreditamos que estas soluções permitem tornar a gestão da produção mais inteligente, aumentar a eficiência e implementar uma manutenção preditiva. Inclusivamente, alguns estudos apontam que os ganhos de eficiência podem chegar aos 20/30%. Depois de termos lançado a primeira fábrica 5G, ainda em 2021, estamos, neste momento, a trabalhar com uma série de empresas neste domínio, em vários setores da indústria”.

Segundo Konstantinos Saccás, Diretor de Produção da Recipharm, “A nossa empresa sempre apostou em processos e soluções inovadoras, pois fazem parte do nosso DNA. Estamos muito satisfeitos com a implementação deste projeto, que nos permite monitorizar em tempo real os nossos processos de embalagem, contribuindo para alcançarmos um dos nossos objetivos estratégicos, a Excelência Operacional. Para isso, estamos a trabalhar para maximizar o desempenho em termos de produtividade, qualidade do produto, e redução de custos.”

ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Veniam incidunt mollitia, deserunt commodi nemo, autem nisi laboriosam.

Lorem ipsum dolor sit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Veniam incidunt mollitia, deserunt commodi nemo, autem nisi laboriosam.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.