REDES
A Ericsson expande solução de autenticação de Núcleo de 5G

A Ericsson expande solução de autenticação de Núcleo de 5G

A Ericsson lança a solução Módulo de Segurança de Autenticação para expandir a segurança da privacidade dos utilizadores, com base num módulo físico exclusivo de gestão central de procedimentos de autenticação em redes do Núcleo de 5G

A Ericsson lança a solução Módulo de Segurança de Autenticação para expandir a segurança da privacidade dos utilizadores, com base num módulo físico exclusivo de gestão central de procedimentos de autenticação em redes do Núcleo de 5G. O Módulo de Segurança de Autenticação da Ericsson permite que as prestadoras de serviços de comunicação armazenem chaves criptográficas e algoritmos num módulo de segurança de hardware (MSH), o que aumenta, assim, a segurança para mercados e casos de utilização que têm requisitos de segurança mais estritos. Um módulo de segurança de hardware é um dispositivo que protege e gere chaves digitais e funções de encriptação e desencriptação, incluindo uma forte autenticação e outras funções criptográficas. 

Com o 5G, a IoT e a Indústria 4.0 a estimularem novos casos de utilização para consumidores, aplicações industriais, redes privadas e serviços de comunicações críticos, as redes móveis estão a tornar-se uma parte crucial da infraestrutura essencial de vários países. Nas economias altamente digitais dos dias de hoje, os requisitos de segurança aumentam, no sentido de baixar os riscos e proteger os ativos digitais. 

O Módulo de Segurança de Autenticação da Ericsson expandirá a proteção da privacidade dos utilizadores finais na era do 5G, desde programadores a consumidores na cadeia do ecossistema.

Prevê-se o crescimento exponencial de novos casos de utilização em diferentes segmentos de mercado nos próximos anos, o que resultará na gestão em massa de diferentes subscrições e na diversidade de acessos (MBB, Wi-Fi, etc.).

O 5G e o crescimento da digitalização da indústria, especialmente as implementações de rede com base na nuvem, aumentarão os requisitos em matéria de soluções para proteger chaves de encriptação e algoritmos para a autenticação de subscrições.

O Módulo de Segurança de Autenticação da Ericsson é uma solução única com suporte multiacessos (3G/4G/5G) pré-integrada no Núcleo de 5G de modo dual da Ericsson para alcançar uma eficiência e flexibilidade de implementação fiáveis; bem como para aumentar a segurança da rede contra ciberataques e fornecer um ecossistema mais seguro a casos de utilização e inovação empresarial no 5G. 

Esra Kocatürk-Norell, Responsável pelas Políticas e pela Gestão Unificada de Dados da Linha de Soluções da Ericsson, afirma: «Com a crescente relevância das redes 5G na infraestrutura de comunicações, os quadros regulamentares nacionais destinados a proteger a segurança e a privacidade dos utilizadores estão a tornar-se mais estritos em alguns países. Ao integrar a segurança com base no MSH nas nossas principais soluções de gestão de dados dos subscritores do Núcleo de 5G, as prestadoras de serviços poderão cumprir os requisitos mais rigorosos».

O Módulo de Segurança de Autenticação da Ericsson está incluído nos mecanismos de autenticação de subscritores altamente seguros da Ericsson e está totalmente em conformidade com o 3GPP, em linha com os requisitos de cibersegurança de órgãos regulamentares de todo o mundo. Além disso, conta com a raiz de fidedignidade do MSH Thales 5G Luna para fornecer o mais elevado nível de desempenho e segurança de chaves criptográficas e algoritmos em hardware resistente a adulterações.

Patrick Donegan, Fundador e Analista Principal da HardenStance, declara: «Haverá alguns casos de utilização, ou mercados, de 5G com requisitos mais fortes a nível da segurança de autenticação da rede em comparação com a fornecida pelas soluções impulsionadas por software. Relativamente a esses, é essencial que as operadoras de redes móveis invistam em soluções de segurança impulsionadas por MSH, como o Módulo de Segurança de Autenticação da Ericsson, para fornecer uma maior proteção da privacidade».

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.