REDES
ABB lança sensor para indústria 4.0

ABB lança sensor para indústria 4.0

O novo Smart Sensor para para equipamentos em áreas de risco será lançado no Hannover Messe 2020, que tomará lugar de 20 a 24 de abril

A ABB vai lançar em abril o seu novo Smart Sensor para máquinas rotativas que operam em áreas perigosas, ampliando assim o portfólio de aplicações existente para os ABB Smart Sensors para equipamentos em áreas de risco. Os clientes de produtos químicos, petróleo e gás da ABB podem agora beneficiar da monitorização de condições com eficiência de custos numa ampla variedade de aplicações.

O sensor inteligente sem fios monitoriza os principais parâmetros do equipamento para fornecer informações detalhadas sobre o desempenho e a integridade de ativos como motores e bombas.

O equipamento instalado em locais de acesso difícil ou perigoso pode ser monitorizado com segurança de forma remota. Combinar conectividade e análise de dados significa que os operadores podem planear as operações de manutenção com antecedência, reduzir o tempo de inatividade e prolongar a vida útil do equipamento.

"A nossa nova geração de sensores inteligentes fornece dados de alta qualidade que permitem que as análises avançadas da ABB sejam usadas em áreas de risco", refere Teijo Kärnä, Global Product Manager, ABB Ability Smart Sensor. “Estes sensores inteligentes são mais sensíveis, o que permite que os clientes detetem problemas mais cedo. Também oferecem mais recursos de monitorização, um maior alcance de comunicação e uma duração excecional da bateria”.

Esse sensor oferece uma autonomia de bateria até três vezes superior à da maioria dos modelos concorrentes. Selado durante toda a vida útil do equipamento, com uma classificação IP66 / 67, pode ser montado diretamente no equipamento numa questão de minutos, usando um simples suporte de montagem.

O sensor tem a capacidade de ser emparelhado com smartphones, tablets, PCs e gateways da fábrica usando Bluetooth ou WirelessHART. Um novo design de antena ampliou o seu alcance entre três a quatro pontos, possibilitando uma comunicação fiável a distâncias de algumas centenas de metros dentro da linha de visão.

Uma outra atualização crucial é que os sensores têm maior sensibilidade a pequenas alterações nas condições do equipamento, incluindo um alerta avançado de danos nos rolamentos. Esta capacidade de gerar um espectro muito maior de dados é acompanhada de funções de analítica, ajudando os operadores e as equipas de manutenção a obter informações detalhadas para prever possíveis falhas, permitindo que ações corretivas sejam tomadas antes que ocorra uma falha.

O Smart Sensor está atualmente na fase de conclusão de certificações para áreas de risco.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.