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ALE traz a IoT ao túnel Gotthard

ALE traz a IoT ao túnel Gotthard

O maior e mais fundo túnel ferroviário do mundo foi equipado com uma rede inteligente para supervisão e controlo de inúmeros sensores, equipamentos de segurança, sistemas de gestão e fornecimento de energia em toda a extensão, para assegurar a segurança de passageiros e veículos.

A ALE, especialista líder em soluções e serviços de comunicações empresariais, que opera com a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anuncia a implementação de tecnologia da Internet das Coisas no túnel Gotthard que atravessa os Alpes Suíços numa extensão de 57 quilómetros, transporta diariamente cerca de nove mil passageiros a 250 km por hora e até 260 vagões de carga.

A tecnologia presente veio a ser implementada no maior e mais fundo túnel ferroviário do mundo desde a fase de construção para suporte à logística, monitorização da segurança e gestão do pessoal no terreno. O túnel fica dotado de uma rede que potencia a supervisão e controlo de inúmeros sensores, equipamentos de segurança, sistemas de gestão e fornecimento de energia em toda a extensão, para assegurar a segurança de passageiros e veículos 24 horas/ 365 dias por ano. 

Com temperaturas de até 40 graus dentro do túnel, o interior da montanha é um ambiente agreste com um acesso difícil. Temos que confiar no equipamento preparado para operar nessas condições desafiantes, que necessita também de oferecer um nível baixo de manutenção preventiva e corretiva. A família de produtos da Alcatel-Lucent empregue, responde a estes elevados níveis requeridos para operar no túnel ferroviário mais longo e profundo do mundo,” refere Bruno Frommenwiler, Business Unit Manager IT & TelCom Sales, Alpiq InTec.

Emprega o switch Alcatel-Lucent OmniSwitch 6855 desenhado para ambientes onde equipamentos de rede standard não conseguem operar, dotado de manutenção reduzida e funcionamento sem acesso a ar-condicionado, suportando temperaturas de até 40 graus e humidade de 70%. Mais de 450 unidades foram instaladas para conectar luzes, racks, sistemas energéticos, portas, sistemas de escoamento e ventilação, assim como videovigilância aos Centros de Controlo do Túnel existentes a sul e a norte.

 “A tecnologia da Alcatel-Lucent desenvolve um papel crítico neste projeto único a nível mundial," afirma Bruno Kolmann, Channel Sales Manager, Alcatel-Lucent Enterprise Switzerland. "Como um dos poucos switches do mundo capaz de operar nestas condições, o OmniSwitch 6855 é seguro o suficiente para satisfazer as necessidades mais elevadas exigidas, ao mesmo tempo que permite uma integração facilitada com a Rede Ferroviária Suíça e equipamentos de terceiros, que precisam de ser protegidos e guardados em instalações ambientalmente controladas dentro do complexo. É este o aspeto dual da nossa tecnologia especializada, que garante o sucesso das comunicações nos ambientes mais inóspitos.

A tecnologia foi instalada pelo parceiro de negócio Alpic InTec em coordenação direta com a Alcatel-Lucent Enterprise. É controlada por dois sistemas OmniVista Network Management que providenciam uma visibilidade dos dados e analítica avançada requerida para assegurar a disponibilidade de meios e um fluxo fiável de dados a cada momento. Os dados recolhidos pelos sensores, monitores e equipamento de vigilância ao longo dos 152 quilómetros de túneis principais, túneis de acesso e passagens, são transmitidos aos centros de controlo, e os sistemas a 16.7Hz e ZKE que monitorizam a rede energética e a temperatura das linhas, ligam diretamente à Rede Ferroviária Suíça e ao seu centro de controlo em Berna.

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