REDES
Altice Empresas aposta na computação quântica

Altice Empresas aposta na computação quântica

A Altice Empresas anuncia uma solução de criptografia com base em computação quântica para os seus clientes empresariais com serviços no Data Center sediado na Covilhã

A Quantum Key Distribution (QKD) é uma técnica avançada para partilha de chaves de criptografia entre locais, através de fibra ótica ou satélite para longas distâncias, permitindo a distribuição de chaves com um ritmo superior a 1000 por segundo.

A solução agora apresentada pela Altice Empresas (concebida caso a caso mediante um processo de qualificação do cliente) consiste em ligações cifradas por chaves aleatórias geradas por tecnologias quânticas e distribuídas por QKD, enquadrando-se no conceito “quantum keys-as-a-service” (QaaS), um serviço complementar às ofertas de networking e de Cloud.

Esta nova solução aumenta exponencialmente o nível de segurança das comunicações de acesso à cloud e protege os ativos mais importantes para qualquer organização na sua interligação com o Data Center. A banca, a saúde, nomeadamente as farmacêuticas, os prestadores de serviços de utilidade pública e as organizações governamentais e militares são os setores com maior potencial de utilização deste serviço de encriptação evoluído.

A Altice Empresas demonstrou o potencial desta tecnologia emergente no evento “Tecnologia de Informação Quântica: uma nova abordagem à segurança”. O evento incluiu uma demonstração de uma interligação segura por chaves quânticas entre o cliente iTech-ON, empresa de I&D de tecnologias de informação sediada no Fundão, e os serviços de Cloud da Altice Portugal no Data Center. Os parceiros da Altice Portugal, Warpcom (integrador tecnológico de referência nas áreas de cibersegurança e redes) que desenhou e integrou toda a solução, a Fortinet (empresa de referência na área de cibersegurança) e a ID Quantique (líder mundial em soluções de criptografia), asseguraram o fornecimento de harware e software da demonstração.

O evento teve a presença do Chief Technology Officer, João Teixeira e do Chief Sales Officer B2B, Nuno Nunes da Altice Portugal. Contou ainda com a participação, como convidado especial, de Yasser Omar, professor do IST e investigador do Instituto de Telecomunicações onde fundou e lidera o Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas.

"À medida que as empresas se tornam mais digitais, os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados. A integração da solução do QKDaaS no ecossistema da Altice Portugal é uma mais-valia no conjunto de soluções de segurança de acesso à cloud da Altice Empresas com aplicação em diversas áreas” afirmou João Teixeira, CTO da Altice Portugal.

Por seu lado Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, realçou que “esta solução, baseada em tecnologia quântica, reforça o sistema de parcerias com empresas líderes de mercado em segurança, o que permite que a Altice Empresas disponibilize ofertas de qualidade que respondem aos atuais e futuros desafios do mercado empresarial”.

“As redes quânticas são um tema incontornável que deve ser, o quanto antes, colocado na agenda estratégica das organizações. Depois de termos desenvolvido a primeira ligação quantum-safe de mais de 20 quilómetros em Portugal, damos mais um passo ao desenvolver, em conjunto com este ecossistema de parceiros, serviços que têm por base esta tecnologia” afirmou Bruno Banha, Diretor de Solutions Design & Warpdev da Warpcom.

João Oliveira, CEO e Chief Technology Officer da iTech-ON, enalteceu “a inegável importância das evoluções tecnológicas, enquanto potenciadoras da otimização e garantia de maior e melhor fiabilidade e segurança ao nível das telecomunicações e infraestruturas de IT das empresas que, num mundo cada vez mais digital, são colocados à prova. A segurança é, por isso, um fator basilar, indispensável a todos os sistemas de informação e a todas as evoluções que se avizinham.”

A Altice Empresas reafirma-se, assim, enquanto provider estratégico na entrega de soluções líderes no mercado juntando-se a um movimento dos principais players internacionais para a adoção de uma estratégia para a futura era quântica.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.