REDES
Altice Portugal abre  novo Centro de Interligação de Redes Internacionais

Altice Portugal abre novo Centro de Interligação de Redes Internacionais

A Altice Portugal, através da Altice Wholesale Solutions, inaugurou recentemente o seu novo Centro de Interligação de Redes Internacionais, fruto de um investimento 3 milhões de euros

Designada por Altice LdV, este novo espaço é uma alternativa aberta e neutral para a interligação de redes nacionais e internacionais em Portugal, oferecendo escala e competitividade à área metropolitana de Lisboa. O Centro da Altice, inserido num campus que ocupa uma área total de 11.000 metros quadrados, é composto por um edifício de 3.000 metros quadrados.

Na vertente de sustentabilidade e eficiência energética, o projeto readapta uma infraestrutura já existente para as necessidades atuais, sendo o novo espaço alimentado por energia 100% renovável. Situado em Linda-a-Velha, num dos primeiros centros de telecomunicações da antiga Marconi, o novo Centro de Interligação apresenta todas as características técnicas e tecnológicas de fiabilidade, redundância e segurança necessárias e exigidas a uma infraestrutura crítica.

A escolha de Linda-a-Velha para a localização do novo Centro de Interligação de Redes Internacional passou por um processo rigoroso de seleção, tendo sido considerado vários aspetos:

  • Reabilitação de uma infraestrutura existente, numa ótica de sustentabilidade;
  • Proximidade a infraestruturas internacionais relevantes, como as estações de cabos submarinos de
  • Carcavelos, Seixal e Sesimbra, o Centro de Satélites de Alfouvar ou o Data Center do Prior Velho;
  • Localizado na zona metropolitana de Lisboa;
  • Potencial como nó da rede internacional da Altice.

Este investimento superior a 3 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia, visa alojar redes internacionais de telecomunicações, alavancando a facilidade de interconexão entre a instalação e as estações de amarração de cabos submarinos, teleportos, redes terrestres de longo curso e outros centros de dados.

Este Centro da Altice Wholesale Solutions é um investimento de referência que dá continuidade ao ciclo de transformação tecnológica da Empresa, iniciado há quase um século, enquanto único operador português com experiência global nesta indústria, com infraestruturas de suporte e equipas com conhecimento especializado e qualificado.

Com um relevante historial no contexto internacional das telecomunicações, a Altice Portugal continua a ser um player ativo nesta indústria, assegurando, pela posição geográfica privilegiada das suas infraestruturas, a conetividade sobre todo o Atlântico e Mediterrâneo, Europa, África e Américas, por via espacial, aérea, terrestre ou submarina.

Para além de reforçarem o seu lugar de destaque no mapa das comunicações internacionais, o seu know how, capacidades técnicas e competências especializadas têm permitido a atração de investimento estrangeiro na indústria mundial dos cabos submarinos ou dos satélites de telecomunicações.

Hoje, com este novo Centro de Interligação de Redes Internacionais, a Altice Portugal contribui para colocar Lisboa entre as cidades europeias mais relevantes desta indústria, auferindo-lhe um papel de destaque neste ecossistema internacional e mundial.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.