REDES
Cisco e Adral-Cimac implementam projeto de Smart Connected Communities no Alentejo

Cisco e Adral-Cimac implementam projeto de Smart Connected Communities no Alentejo

O projecto, desenvolvido pela Cisco, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, SA (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) abrange 14 municípios e inclui já uma rede regional de banda larga, data center de última geração e Solução de Comunicações Unificadas

A assinatura do Memorando de Entendimento que inclui o desenvolvimento deste projeto de integração em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos, onde serão implementadas novas tecnologias S+CC, com vista a estabelecer o acesso das Pequenas e Médias Empresas a serviços digitais, dinamizando o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups.

Com o apoio da Adral-Cimac, a região Alentejo Central tem desenvolvido uma estratégia de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma partilhada, na qual se insere esta parceria com a Cisco. A iniciativa está a desenvolver um condomínio digital de serviços partilhados, no qual se inserem setores como governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

Até ao momento a região conta já com infraestruturas de telecomunicações estabelecidas, das quais faz parte uma rede de banda larga totalmente Cisco, com extensão de 640 km de fibra ótica, e que interliga mais de 20 entidades públicas e 200 edifícios públicos, e conta com um data center baseado em tecnologia Cisco UCS.

A região possui Solução de Comunicações Unificadas que liga a CIMAC, ADRAL, 14 municípios, a Universidade de Évora e CCDR Alentejo. Esta solução permitiu maior agilidade nas comunicações, chamadas grátis entre municípios, redução de 50% no custo com assinatura de comunicações fixas e o estabelecimento simples e efetivo de comunicação vídeo entre os diversos municípios. Além disso, todas as sedes de concelho dispõem de redes WiFi com diversos pontos de cobertura de capacidade de expansão suportada nos edifícios e espaços públicos ligados: Nos Paços do Concelho de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, em diversos outros locais municipais, por exemplo em Évora no Jardim Público, Praça do Giraldo, Mercado Municipal e instalações da Universidade de Évora.

O principal objetivo desta iniciativa é o desenvolvimento de hubs de inovação que permitam a geração de conhecimento, criatividade e inovação, ao mesmo tempo que se fomenta a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencia o surgimento de novos serviços e oportunidades.

Smart Connected Comunities (S+CC) ou Comunidades Inteligentes Conectadas é o conceito desenvolvido pela Cisco que designa cidades nas quais os sistemas e serviços como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados.

O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental. Para atingir estes objetivos, tanto em Portugal como a nível global, a Cisco aplica a máxima “Think Local, Innovate Global”, segundo a qual se criam laboratórios locais com áreas específicas de foco, com conhecimento e investimento locais.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.